Temporal atinge o Estado de Louisiana (EUA) e deixa 6 mortos e 20 mil desabrigados

Moradores de Nova Orleans e Baton Rouge, na Louisiana (EUA), foram resgatados pela Guarda Nacional neste domingo (14/08) – Foto: Petty Officer 3rd Class Brandon Giles/US Coast Guard/AFP

Moradores de Nova Orleans e Baton Rouge, na Louisiana (EUA), foram resgatados pela Guarda Nacional neste domingo (14/08) – Foto: Petty Officer 3rd Class Brandon Giles/US Coast Guard/AFP

As fortes tempestades que desde a última quinta-feira (11/08) vem atingindo o Estado de Louisiana, no Sul dos Estados Unidos (EUA), já causaram a morte de pelo menos seis pessoas e provocou a retirada imediata de aproximadamente 20 mil pessoas de suas respectivas casas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, há relatos de inundações e alagamentos em diversas cidades. Centenas de estradas já foram interditadas e o tráfego de veículos está suspenso.

As autoridades locais disseram que quatro grandes áreas onde foram registrados desastres devem receber auxilio federal de emergência nos próximos dias. Muitas pessoas estão deixando suas casas com receio de inundações.

Cerca de 10 mil pessoas devem ser retiradas de suas casas entre a noite desta segunda-feira (15/08) e a madrugada desta terça-feira (16/08), por causa do transbordamento de rios. Todas devem ser levadas para abrigos públicos.

Segundo informações do Serviço de Meteorologia dos EUA, neste fim de semana a chuva acumulada totalizou mais de 50 centímetros em cinco bairros de Nova Orleans e na região de Baton Rouge. A previsão é que ocorram temporais em todo o Estado da Louisiana.

O Governador da Louisiana, John Bel Edwards, disse em entrevista a ABC News, que 40 mil casas e estabelecimentos comerciais ficaram sem energia elétrica por cerca de dois dias. Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que houve interrupção nos serviços de telefonia móvel.

A Casa Branca declarou quatro condados do Estado da Louisiana como áreas de grande desastre, com o objetivo de facilitar a liberação de recursos.

Com a medida, serão disponibilizados nos próximos dias financiamento federal de emergência para apoiar equipes de resgate e a recuperação das áreas mais afetadas.

Imagens de TV mostraram áreas residências alagadas, com veículos e residências parcialmente encobertos pela água.

A Guarda Nacional da Louisiana informou agora a pouco que seus soldados conseguiram resgatar cerca de 500 pessoas e 61 animais de estimação em apenas 24 horas. Foram utilizados no resgate helicópteros, barcos e veículos altos.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo