Ação socioeducativa da EDP transforma alunos em heróis

Nova fase do projeto Brincando com Pipas, apoiado pelo Instituto EDP, incentiva crianças e adolescentes de Suzano a realizar melhorias em escolas e em seu entorno; primeira etapa vai capacitar professores.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – O Jogo dos Heróis em Ação, nova etapa do Brincando com Pipas, começa a agitar os alunos das dez escolas da rede pública municipal participantes do projeto em Suzano. Com patrocínio da EDP,  distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, a iniciativa é fruto de parceria com a Evoluir e  conta com o apoio do Instituto EDP, que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP.

A primeira fase consiste em capacitação interdisciplinar dos docentes, duas vezes por mês, com o  objetivo de  melhor  auxiliar os  estudantes no desenvolvimento de habilidades como autonomia e trabalho em equipe, contribuindo para o aprendizado em sala de aula. Para tanto, cada orientador receberá um kit que inclui o Guia do Educador.

Paralelamente ao treinamento, os professores passarão os conceitos aprendidos para os alunos. Segundo o diretor executivo do Instituto EDP, Pedro Sirgado, a ação revela as competências e aptidões destes jovens. “Dar autonomia para as crianças e adolescentes para que proponham soluções criativas aos problemas existentes é oferecer novas oportunidades de aprendizado”, conclui.

Para identificar as necessidades das escolas e seu entorno, os estudantes receberão, gratuitamente, um diário de bordo, tabuleiro para registros de atividades e um óculos Google Cardboard tridimensional para explorar bairros de Suzano via Street View. Em novembro, alunos, professores e pais colocarão em prática as sugestões previamente apresentadas e aprovadas por consenso de todos.

Brincando com Pipas

O projeto Brincando com Pipas acontece em Suzano desde 2015 e tem o objetivo de  disseminar conceitos de segurança, conscientizando crianças e adolesentes sobre os riscos e o impacto que ocorrências com pipas geram na rede de distribuição de energia elétrica.

Em Junho de 2016, a iniciativa contemplou uma série de palestras para estudantes e moradores de Suzano a respeito da importância da brincadeira segura. Além destas atividades, foi organizada a Revoada de Pipas, que elegeu a pipa mais bonita entre os alunos participantes.

Conheça as escolas da rede pública municipal de Suzano participantes do projeto:

E.M. Ângela OliveiraE.M. Odário Ferreira, E.M. Sônia Regina, E.M. Adélia de Lima Franco, E.M Mércia Amaral, E.M. Célia Pereira de Lima, E.M. Ignez de Castro, EMEIF Therezinha Muzzel, EMEIF Manoel Vicente e EMEIF Isaias Martinelli Gama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo