Incêndio na Serra da Canastra (MG) é controlado, mas devastação é imensa

Foto: ICMBio/Divulgação

Foto: ICMBio/Divulgação

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais divulgou na manhã desta sexta-feira (12/08), a informação de que militares da corporação, com o auxílio de brigadistas e voluntários, conseguiram controlar o incêndio que há cerca de uma semana está atingindo a Serra da Canastra, uma das mais importantes biodiversidades do país.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral do Corpo de Bombeiros (CGCB) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as chamas já devastaram cerca de 21.500 hectares de vegetação nativa, tendo perecido no fogo, várias espécies de animais silvestres. Ambientalistas lamentaram o ocorrido.

O fogo foi controlado nesta quinta-feira (11/08), porém ele ainda não foi totalmente extinto. Brigadistas e bombeiros devem fazer uma avaliação da área atingida a bordo de um avião.

Segundo integrantes do ICMBio, o fogo atingiu e destruiu três locais: próximo ao Rio Santo Antônio, Chapadão da Zagaia e Chapadão da Babilônia, sendo este último uma área ainda não regularizada pelo Parque Nacional.

A região mais atingida pelo incêndio está localizada entre as cidades de Delfinópolis, Sacramento, São Roque de Minas, São João Batista do Glória e Vargem Bonita.

Dados do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais revelam que em 2015 não foi registrado incêndio na região, mas em 2014, as chamas atingiram a Serra da Canastra, destruindo cerca de 40 mil hectares.

O Corpo de Bombeiros de Uberaba enviou para a região cerca de 15 militares, que deram apoio aos 40 brigadistas que já estava na região. O Instituto Chico Mendes disponibilizou 25 voluntários.

Os bombeiros e brigadistas utilizaram abafadores para controlar as chamas, já que as prefeituras próximas não possuem caminhão-tanque. Um avião-tanque foi disponibilizado e jogou água sobre as chamas.

Ainda não há previsão de quando o incêndio será totalmente extinto.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CGCB/MG e do ICMBio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo