PMA autua e multa fazendeiro por degradação ambiental em Camapuã (MS)

Foto: PMA/MS – Divulgação

Foto: PMA/MS – Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta segunda-feira (07/08), a informação de que policiais da corporação flagraram na zona rural de Camapuã, a 126 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, degradação ambiental as margens de um córrego. As atividades foram paralisadas e o local interditado.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu neste domingo (07/08), durante uma fiscalização de rotina realizada em propriedades rurais da região.

Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, os policiais ambientais faziam a fiscalização quando avistaram uma Área de Preservação Permanente (APP), próximo a nascentes de um córrego, sendo degradada.

Funcionários estavam utilizando máquinas para derrubar a vegetação existente no local, sendo que nem eles e nem o proprietário tinham autorização de um órgão ambiental estadual e/ou federal para fazê-lo.

Foto: PMA/MS – Divulgação

Foto: PMA/MS – Divulgação

O dono da fazenda, um homem de 55 anos, que não teve a identidade revelada, disse aos policiais militares ambientais que a intenção era fazer um tanque para piscicultura, e que não sabia que necessitava de uma autorização ambiental para realizar as obras necessárias.

Diante dos fatos apresentados, os policiais militares ambientais autuaram administrativamente o infrator, e o multaram em R$ 10 mil. Além disso, ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil do município, onde foi autuado por crime ambiental.

Caso seja condenado pela Justiça, o infrator poderá pegar uma pena que varia de 1 a 3 anos de prisão em regime fechado.

O proprietário rural também foi notificado a apresentar no prazo de 60 dias, um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRADE), o qual deverá ser entregue ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo