EDP e Instituto Marlin Azul lançam a animação a “A Árvore de Humberto”

Desenvolvido por alunos da rede pública de Vitória, curta-metragem sobre a vida e a obra do cineasta brasileiro Humberto Mauro faz parte do Projeto Animação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A obra de um dos pioneiros do cinema nacional, Humberto Mauro, é a inspiração para o filme “A Árvore de Humberto”, elaborado por crianças e adolescentes da rede pública de Vitória dentro das oficinas do Projeto Animação. A realização é do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul, com o apoio do Instituto EDP (IEDP), organização que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP, e patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo.

As primeiras sessões de lançamento a conteceram nas escolas onde o projeto foi desenvolvido na EMEF São Vicente de Paulo, no Centro. EMEF Éber Louzada Zippinotti, em Jardim da Penha, e na EMEF José Áureo Monjardim, em Fradinhos.

É gratificante para os alunos e para as famílias verem o resultado de um projeto colaborativo como este, que estimula a criatividade destes jovens. Eles também aprendem um pouco mais da história cultural do Brasil, tão abrangente”, diz Pedro Sirgado.

Como o filme foi realizado – A história foi elaborada durante a primeira oficina realizada em agosto de 2015, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Vicente de Paulo, no Centro de Vitória. O roteiro utiliza trechos do curta-metragem “A Velha a Fiar”, dirigido por Humberto Mauro em 1964. Considerado um dos primeiros videoclipes do mundo, o filme é uma ilustração da canção popular “A Velha a Fiar”, interpretada pelo Trio Irakitan.

Com a orientação da cineasta Luelane Corrêa, os pequenos roteiristas construíram a história após uma semana de pesquisa, troca de ideias, análise do curta-metragem, interpretação da música e dramatização de um set de filmagem.

Depois de se conectarem com o roteiro, os alunos da segunda escola a participar, a EMEF Éber Louzada Zippinotti, de Jardim da Penha, tiveram o desafio de construir as cenas da animação a partir da experimentação de técnicas como desenho em papel, animação em massinha, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital).

Na terceira oficina, realizada na EMEF José Áureo Monjardim, em Fradinhos, os estudantes deram continuidade à produção das cenas. Ao final do projeto, o filme “A Árvore de Humberto” tem roteiro, direção, desenhos e animação de alunos do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série) de unidades de ensino fundamental da rede pública. Nas duas últimas oficinas a orientação ficou por conta dos animadores Rosaria Ferreira, Marcelo Perin, Marinéia Anatório e Ariane Piñeiro.

O homenageado – Nesta edição, o projeto faz uma homenagem a um dos pioneiros do cinema brasileiro, Humberto Mauro (1897-1983), cuja produção cinematográfica se deu no período de 1925 a 1974. Mineiro de Volta Grande, em Minas Gerais, o cineasta realizou mais de 350 filmes entre longas e curtas-metragens distribuídos nos gêneros ficção e documentário.

O que é o Projeto Animação – Criado em 2001, o Projeto Animação tem por objetivo desenvolver as formas de expressão, democratizando o acesso aos bens culturais pela população infanto-juvenil local. A cada edição, um novo filme é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes.

Desde a criação do projeto foram realizados os seguintes curtas-metragens: “Mangue e Tal” (2002); “Portinholas” (2003); “Zen ou Não Zen? Eis a questão” (2004); “Vitória pra Mim” (2005); “Albertinho” (2006); “Ele” (2007); “Mestre Vitalino e Nós no Barro” (2008); “Um Fio de Esperança” (2009); “As Curvas de Niemeyer” (2010); “O Maestro do Tempo” (2013); “Nada, Nadador” (2014), “O Bruxo do Cosme Velho” (2015) e “A Árvore de Humberto” (2016).

Depois do lançamento, em cada edição, as obras seguem um roteiro de mostras e festivais locais e nacionais, multiplicando o acesso aos conteúdos por públicos de diferentes idades. Os filmes também são distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, cineclubes e pontos de cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo