Sistema Famasul destaca potencialidades de São Gabriel do Oeste na 23ª Festa do Leitão no Rolete

Festa Leitão no Rolete já acontece há mais de 20 anos no município e é destaque estadual – Foto: Famasul/Divulgação

Festa Leitão no Rolete já acontece há mais de 20 anos no município e é destaque estadual – Foto: Famasul/Divulgação

“São Gabriel do Oeste é destaque no Estado e também no País pela qualidade da carne suína. Exemplo deste desenvolvimento está no fato de que, com um rebanho de aproximadamente 204 mil cabeças, o município ocupa o primeiro lugar no ranking estadual de produção”. A afirmação foi feita pela diretora-secretária do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Terezinha Candido, durante a 23ª Festa do Leitão no Rolete, nesse sábado (30).

Em visita ao estande do sindicato rural do município, Terezinha associou o crescimento da suinocultura ao avanço de outras atividades. “Com isso, temos aqui uma agricultura pujante que atende à demanda interna, com a produção de milho e de soja ocupando a quinta posição no cenário estadual, com 520,1 e 417,6 mil toneladas”, acrescentou.

Segundo a COOASGO – Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste estima-se que a metade do milho produzido em Mato Grosso do Sul fica no município como insumo na produção de suínos.

De acordo com o presidente, em exercício, José Aloisio Rohr, do sindicato rural, a festa já é uma tradição e consta no calendário das principais feiras agropecuárias. “Trata-se de evolução em cadeia, aumenta-se o consumo de carne suína e, consequentemente, eleva-se a demanda de milho. É uma inter-relação interessante”.

A festa aconteceu entre os dias 28 e 31 de julho. No estande do Sindicato Rural, o instrutor do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, Sérgio Ostetto, apresentou informações sobre o curso ‘Cultivo de Orquídeas”.

No primeiro semestre, o município capacitou mais de 800 pessoas nos cursos do Senar/MS, com a realização de mais de 70 capacitação, resultado que supera em 19% o total de participantes registrados no mesmo período do ano passado, de 688 pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo