Estado Islâmico ataca instalações de energia no Iraque e mata pelo menos 5 pessoas

Membros das Forças de Segurança do Iraque são vistos nas proximidades da Estação de Petróleo de Bai Hassan, alvo de ataques terroristas neste domingo (31/07) – Foto: Ako Rasheed/Reuters

Membros das Forças de Segurança do Iraque são vistos nas proximidades da Estação de Petróleo de Bai Hassan, alvo de ataques terroristas neste domingo (31/07) – Foto: Ako Rasheed/Reuters

O Estado Islâmico atacou na madrugada deste domingo (31/07) duas instalações de energia que ficam localizados no Norte do Iraque, matando pelo menos cinco pessoas e deixando outras 10 feridas. Uma importante estação de bombeamento de petróleo teve que ser fechada.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a invasão das duas instalações aconteceu por volta das 07h45min (horário de Brasília), sendo que todas as vítimas eram trabalhadores. Foram invadidas e saqueadas uma estação de compressão de gás e uma estação de petróleo.

Policiais e membros das Forças de Segurança Iraquianas foram enviadas para o local e cercaram a área. Militares do Exército já foram mobilizados e devem chegar a região nas próximas horas.

Informações preliminares revelam que o primeiro ataque ocorreu por volta das 03h05min (horário local), contra uma estação de compressão de gás AB2, localizada a cerca de 15 km a Noroeste de Kirkuk, quando quatro homens fortemente armados com metralhadoras e granadas invadiram a área externa. Dois guardas foram feridos e encontram-se em estado grave.

Já dentro da instalação os terroristas mataram cinco trabalhadores que estavam dentro da sala de controle e colocaram explosivos, os quais foram detonados. Os danos na estação são consideráveis.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que membros das Forças de Segurança conseguiram entrar no local e recuperar o controle de uma das instalações. Cerca de 15 funcionários que estavam sendo mantidos como reféns foram libertados e levados a um local seguro.

O segundo ataque aconteceu na Estação de Petróleo de Bai Hassan, a 25 km a Noroeste de Kirkuk, quando cinco homens fortemente armados com metralhadoras e coletes contendo explosivos entraram no local.

No atentado, sete funcionários ficaram feridos, tendo outros três conseguido se esconder em uma sala, a qual teve a porta trancada. Os jihadistas do Estado Islâmico colocaram explosivos no local, os quais foram detonados.

Equipes da polícia e militares do Exército já estão no local, o qual deve ser invadido a qualquer momento. Há informações, ainda não oficialmente confirmadas, de que um tanque de armazenamento de óleo teria sido explodido, causando um grande incêndio.

Militares teriam conseguido matar um jihadistas, tendo outros quatro conseguido fugir do local. Informações extraoficiais revelam que no ataque um engenheiro teria sido morto e que seis policiais teriam ficado feridos.

Em nota divulgada à imprensa, o Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque contra a Estação de Petróleo de Bai Hassan, no entanto, não fez menção com relação ao atentado contra a estação de compressão de gás AB2.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo