Diretor do Sistema Famasul destaca desenvolvimento sustentável do agro em seminário

Evento realizado na última quinta-feira em Campo Grande reuniu mais de 100 pessoas – Foto: Divulgação

Evento realizado na última quinta-feira em Campo Grande reuniu mais de 100 pessoas – Foto: Divulgação

Desenvolvimento sustentável da agropecuária sul-mato-grossense, importância do setor para a economia e a representatividade do sistema sindical. Estes foram alguns dos pontos destacados pelo diretor tesoureiro do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Luis Alberto Moraes Novaes, durante o Seminário de Agronegócios, promovido pela Amcham Brasil, nesta quinta-feira (28), na sede da instituição, em Campo Grande.

O evento contou com a participação de mais cem pessoas e debateu o tema ‘Perspectivas de mercado e Tendências do Agronegócio’. Em sua palestra, Novaes falou dos elementos econômicos que potencializam o setor em âmbito estadual e nacional. “O PIB – Produto Interno Bruto responde por 82,3% do resultado total do Estado, contabilizando R$ 61,1 milhões”.

Durante o seminário, Novaes, que é também presidente da Fundação MS e da Sulcanas – Associação dos Fornecedores de Cana-de-açúcar do Estado, ressaltou os pontos positivos e também os desafios da ponta produtiva. “O agro é competitivo no mercado externo e menos susceptível às dificuldades econômicas internacionais. Entretanto, enfrenta desafios como elevados juros e inflação alta, entre outros”.

Além disso, o representante do Sistema Famasul falou da sustentabilidade vivenciada pelo setor nos últimos anos e evidenciada nos números oficiais. “Em 30 anos, a área destinada à produção agropecuária aumentou 82%, enquanto que a produtividade, no mesmo intervalo alcançou 204% levando a produção a um aumento de 452%”.

Após a palestra do diretor do Sistema Famasul, o presidente da Ouro Fino, Dolivar Couracci Netto abordou as perspectivas de mercado e tendências do agronegócio. Guilherme Bellotti de Melo, consultor agro Itaú BB, falou sobre mercados futuros e Douglas Ribeiro, diretor de trading Algar Agro, abordou a cadeia de suprimentos do agro. No final do encontro, os interessados tiraram dúvidas sobre as temáticas apresentadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo