Rapaz armado com faca invade clínica e mata pelo menos 15 pacientes no Leste do Japão

Ambulâncias e policiais são vistos em frente a Clínica Tsukui Yamayuri-em, em Sagamihara, no Leste do Japão, onde um homem matou cerca de 15 pessoas – Foto: Kyodo News/AP

Ambulâncias e policiais são vistos em frente a Clínica Tsukui Yamayuri-em, em Sagamihara, no Leste do Japão, onde um homem matou cerca de 15 pessoas – Foto: Kyodo News/AP

Um rapaz de 26 anos, armado com uma faca, invadiu na tarde desta segunda-feira (25/07), por volta das 14h30 (horário de Brasília), uma clínica para deficientes que fica localizada na cidade de Sagamihara, no Leste do Japão, matando pelo menos 15 pessoas e ferindo outras 45. O agressor foi desarmado e preso.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o ataque aconteceu por volta das 02h30min (horário local), madrugada de terça-feira (26/07) no Japão, e entre as vítimas estão pacientes e funcionários.

O agressor foi identificado como sendo Satoshi Uematsu, um ex-funcionário da instituição, que havia sido dispensado do serviço há alguns dias. As razões que levaram a direção da Clínica Tsukui Yamayuri-em para dispensá-lo do serviço não foram divulgadas.

Um ex-funcionário da Clínica Tsukui Yamayuri-em, em Sagamihara, no Leste do Japão, invadiu o estabelecimento de saúde e matou 15 pessoas – Foto: Kyodo News/Reuters

Um ex-funcionário da Clínica Tsukui Yamayuri-em, em Sagamihara, no Leste do Japão, invadiu o estabelecimento de saúde e matou 15 pessoas – Foto: Kyodo News/Reuters

O alerta foi dado por uma funcionária a clínica, que se escondeu assim que o suspeito entrou no local. Ela conseguiu telefonar para a polícia e avisar o que estava ocorrendo.

Viaturas da polícia e ambulâncias chegaram rapidamente a clínica, que foi isolada e cercada. Assim que entraram, os policiais se depararam com uma cena chocante, com pessoas caídas no chão, algumas feridas e outras mortas.

O suspeito fugiu do local correndo, mas ele foi perseguido e cercado pelos policiais que iniciaram negociações para que ele se entregasse. Após algumas horas, ele decidiu se render. Ainda não há detalhes sobre a motivação do ataque.

A Agência de Notícias Kyodo informou agora a pouco que todas as vítimas foram socorridas e levadas às pressas a hospitais da região. Dos 45 feridos, 20 estão em estado muito grave.

Já o Jornal Asahi Shimbun informou que o suspeito teria dito aos policiais que apenas queria “livrar os deficientes deste mundo”, porque eles estariam sofrendo. A informação não foi confirmada pelas autoridades.

Um homem que se identificou como sendo o pai de um dos pacientes, disse a emissora de rádio e TV NHK, que ficou sabendo do ataque através de uma emissora de rádio, mas que até o momento não ficou sabendo das condições do filho, porque ninguém pode entrar na clínica.

Foto: Kyodo News/AP

Foto: Kyodo News/AP

Estou muito preocupado, mas eles não me deixam entrar“, disse o pai diante de um cordão de isolamento feito pela polícia e que impede a entrada das pessoas no local.

A cidade de Sagamihara possui cerca de 720 mil habitantes e fica localizada a 40 km a sudoeste da capital Tóquio.

O ataque de hoje já está sendo considerado um dos piores assassinatos em massa no Japão após a 2ª Guerra Mundial. Em 1995, um ataque terrorista com gás Sarin no metrô de Tóquio, capital do país, causou a morte de 13 pessoas e atingiu outras 6,3 mil pessoas, que ainda sofrem os efeitos.

Com informações das Agências France Presse, Reuters e NHK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo