People on Tour mostra os bastidores do Mundial de Surf

Gabriel Medina com a Bandeira Brasileira em Fiji (2016) – Foto: Divulgação

Gabriel Medina com a Bandeira Brasileira em Fiji (2016) – Foto: Divulgação

A máxima de que a vida começa aos 40 anos, pode ser totalmente aplicada ao carioca Pedro Burckauser. Foi exatamente nessa idade que ele pegou todas as suas economias para investir no seu sonho: acompanhar o Circuito Mundial de Surf na integralidade. Largou a profissão de engenheiro de som de 20 anos e caiu na “estrada” ou melhor, passou a seguir o Tour, da Austrália ao Havaí, passando por outros paraísos como Taiti e Fiji.

Hoje, dois anos depois, Pedro transformou o sonho em realidade. Está presente em todas as etapas da melhor forma possível, trabalhando diretamente com o Circuito – ajuda na produção do webcast em português da WSL e ainda gera conteúdo para a ESPN Brasil. E, efetivamente, dentro da estrutura teve a ideia de compartilhar com outros amantes do surf os bastidores de cada competição.

Pedro Burckauser – Foto: Divulgação

Pedro Burckauser – Foto: Divulgação

Generoso, criou três canais de comunicação – site, Facebook e Instagram – com o sugestivo nome “People on Tour”, mostrando a visão de um fã da modalidade, do evento. Diferente de qualquer publicação que divulga o surf, Pedro Burckauser não está preocupado com as manobras dos atletas nas ondas. Pelo contrário, é conhecido por ficar de costas para o mar, garantindo momentos diferentes e únicos, de espontaneidade, até mesmo da intimidade dos atletas e personagens que atuam no Circuito.

Cliques de quem é um privilegiado por estar nos bastidores. As estrelas do WCT são os principais personagens, lhe respeitam, atendem e interagem, mas os posts vão além, retratando também as culturas e comunidades locais, os espectadores. São fotos – algumas vezes vídeos – com descontração e em certos momentos, carregadas de emoção e relacionadas com a etapa que está sendo realizada. Imagens marcantes como a histórica de Mick Fanning ajoelhado com as mãos no rosto, logo após o susto com o tubarão em Jeffreys, ano passado. Outras engraçadas, como Italo Ferreira simulando um tubo na piscina do hotel em Fiji, junto com Filipe Toledo.

“A WSL faz a transmissão ao vivo, as outras mídias divulgam fotos da ação e informam os resultados, mas eu queria mostrar a minha visão. A visão de um fã que é apaixonado pelo evento de surf. Adoro andar pela areia e fotografar as famílias, as crianças, os amigos. É um ambiente de muita alegria e boas energias. O meu registro é sobre felicidade, não sobre resultado”, comenta Pedro.

Gabriel Medinal descansando em Fiji (2016) – Foto: Divulgação

Gabriel Medinal descansando em Fiji (2016) – Foto: Divulgação

Ele explica que no começo, muitos não entendiam bem a ideia e escutou indagações como ‘O que esse cara está fazendo?’ e ‘Você não bate foto de surf?’. “Já me falaram várias vezes eu sou o único fotógrafo de costas para a água (risos). Acho uma boa definição”, afirma. “Mas com o tempo, os atletas foram percebendo que o People on Tour nada mais é que a visão de um fã, a experiência de se ir a um evento da WSL, onde você cruza com seus ídolos, faz bagunça com os amigos na areia ou compra cachorro quente para sua filha na área de alimentação”, explica.

O nível de intimidade com os atletas, estando em lugares estratégicos, onde poucos chegam, é resultado de sua discrição e a preocupação em não incomodar. “Acho que isso fica aparente quando estou próximo deles. Já perdi muitas possíveis ótimas fotos justamente porque achei que não seria adequado pegar a câmera para batê-las. Essa dinâmica é boa pois me deixa à vontade para bater as fotos quando eles estão à vontade”, destaca.

“Sou movido pela minha vibração e só bato fotos quando me sinto bem. O People on Tour para mim não é trabalho. Não tenho de responder a ninguém, a chefe. As fotos são fruto da minha vibração, da minha conexão com o lugar e as pessoas”, argumenta sobre a inspiração para cada foto.

Wilko Bells (2016) – Foto: Divulgação

Wilko Bells (2016) – Foto: Divulgação

Para chegar a esse estágio de estar e fazer o que sonhou, Pedro arriscou e apostou no futuro. Depois de anos trabalhando com áudio, mixando discos e finalizando filmes, resolveu que era a hora de mudar. “Precisava sair de dentro dos estúdios e ir atrás do meu sonho, que sempre foi seguir o Tour”, conta, lembrando o investimento pessoal no início. “Peguei toda a grana da rescisão mais o fundo de garantia e me joguei”.

“Hoje, com os trabalhos da ESPN e WSL consigo empatar os custos em quase todas as etapas, entretanto continuo conversando com algumas marcas e espero, em breve, fechar uma boa parceria para o People on Tour e aí sim, poder viajar sem malabarismos”, revela o também surfista. “Surfo desde muito pequeno e sou apaixonado pelo Circuito. Na verdade, sou mais apaixonado pela competição do que pelo esporte em si. Já deixei de surfar ondas muito boas para poder acompanhar o evento (risos)”, completa.

Filipinho, Medina, Fanning, personagens especiais

Ítalo Ferreira em Fiji (2016) – Foto: divulgação

Ítalo Ferreira em Fiji (2016) – Foto: divulgação

Na trajetória do People on Tour, alguns momentos são especiais. Entre os cases das quase mil publicações até agora estão posts de grandes momentos do Tour, como a vitória de Filipe Toledo no Rio, os acontecimentos seguintes ao surpreendente ataque de tubarão, ambos em 2015, e a comemoração de Gabriel Medina em Fiji este ano. Sempre com a visão de um fã e a espontaneidade característica dos registros.

“Nossa! Difícil escolher a foto mais legal. A do Mick sozinho no locker room, ajoelhado e com as mãos no rosto, logo após o incidente com o tubarão foi uma foto que mexeu muito comigo. Óbvio que ter sido o único fotógrafo a conseguir registrar esse momento também foi especial”, lembra Pedro Burckauser, fazendo uma menção especial ao tricampeão mundial. “Ele é extremamente profissional e um cara muito gentil, que sabe da importância do papel de campeão. E uma vez que você saiba chegar a ele, o resultado é ótimo”, relata.

“Outra que gosto muito é do Ricardinho com a Mary (Toledo), abraçados e emocionados com a vitória do Filipe no Rio, ano passado. Fiquei muito comovido, pois imaginei o quanto de amor estava envolvido ali naquele momento. Também escolho a do Gabriel Medina no barco que o levava de volta a Namotu, Fiji, após ganhar a competição. Enquanto todos comemoravam, ele ficou por alguns segundos de cabeça baixa, abraçado à bandeira do Brasil, pensando sozinho. Fiquei imaginando o que poderia estar passando na cabeça dele”, fala Pedro.

Filipe Toledo também aparece como a foto mais difícil feita até hoje, novamente em sua vitória no Rio, quando era carregado de volta ao palanque. “Fui literalmente atropelado e terminei de costas na areia. Mas a foto ficou ótima (risos)”, afirma com orgulho.

Já o post que gerou mais retorno (visualizações) foi a de Gabriel Medina descansando no barco da WSL, em Fiji. “Mas em termos de interesse de mídia foi a do Mick e Julian Wilson na sala do KP (Kieren Perrow, comissário da WSL), depois da situação com o tubarão. Eles estavam muito emocionados e ainda atônitos com tudo que havia acontecido”, recorda.

E seguindo todo o Tour, Pedro elege, com propriedade, Fiji como a etapa preferida. “Cada evento tem alguma característica que eu ressaltaria mais do que as outras. O Rio pelo público, Havaí por coroar o campeão, Gold Coast pelo clima, África do Sul pelo nascer do sol, mas acho que Fiji é a mais especial, uma onda dos sonhos em um lugar paradisíaco, com uma população muito simpática e hospitaleira”, escolhe.

Depois de tantos registros, ele não se preocupa com a foto ainda não feita. Pelo contrário, faz questão de destacar o seu estilo de trabalho. “Nunca penso em alguma foto que gostaria de ter. Acho que gera uma expectativa que não combina com o People on Tour. Minhas fotos são espontâneas, na vibe do momento. Por isso que algumas vezes elas perdem tecnicamente, mas não me importo. Meu objetivo é passar essa visão de fã e não de fotógrafo profissional”, conclui.

Para conhecer mais, acesse 

2 Comentários sobre “People on Tour mostra os bastidores do Mundial de Surf”

  1. e pra quem não conhece os bastidores dos bastidores, aí vai a história: https://youtu.be/SznQTccfY1E?list=PL2tHmjIO6ORf3Wk2hln5ZJqVdj-bDmVW9

  2. Patricia disse:

    Incrível, fotos ótimas. Parabéns!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo