Modo de preparo do café pode mudar qualidade da bebida

Manual de Preparo de Cafés será lançado no dia 28 de julho, na Findes, em Vitória.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Você sabe como preparar o seu café? Consumidores e apreciadores da bebida poderão se informar com o Manual de Preparo de Cafés que será lançado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), com apoio da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e do Sindicato da Indústria de Café do ES (Sincafé), no dia 28 de julho, às 8h30, no 1º andar da Federação, em Vitória.

Água filtrada, temperatura correta e o preparo da quantidade ideal que será consumida são dicas valiosas para manter a qualidade da bebida. “Você pode comprar um café de boa qualidade, mas, se não for preparado da forma correta não irá alcançar todos os sabores e aromas que o produto pode oferecer”, explica a analista de projetos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Karla Fernanda Cardoso.

A analista destaca que o Espírito Santo é referência na produção e industrialização dos cafés especiais. “Somos grandes produtores de microletes, que são lotes com garantia de origem, qualidade e excepcionalidade. A nossa diversidade de sabores e aromas é muito grande, o que encanta os apreciadores de café”, acrescenta Cardoso.

O manual apresentará os processos para produção do café, passando do produtor até o consumidor, com a proposta de difundir, junto à sociedade, os benefícios do café tradicional e do café especial. Reunindo, ainda, informações sobre preparo, manuseio, definição de padrão, tipo de sabor, entre outras, dispondo de doze dicas de preparo do café para que o leitor aproveite ao máximo o sabor da bebida.

Para o presidente do Sincafé, Egídio Malanquini, o novo manual irá divulgar a qualidade dos cafés capixabas.  “Um manual simples e didático que dará a oportunidade ao leitor de saber mais sobre o café”, ressalta.

A autora do manual e barista, Paula Dulkheroff, explica que o material vai tirar dúvidas sobre a diferença entre o café tradicional e o especial. “Abordamos também a importância do método de preparo. Adianto que o que mais afeta seu sabor e textura é a temperatura da água e a forma de preparo, que deve ser cautelosa”, afirma Dulkheroff.

Produtor, industrial, varejista, baristas, supermercadista, formadores de opinião, consumidores e apreciadores de café são esperados para o lançamento do manual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo