PMA autua e multa fazendeiro em Figueirão (MS) por erosão em propriedade rural

Foto: PMA/MS – Divulgação

Foto: PMA/MS – Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta sexta-feira (15/07), a informação de que policiais da corporação flagraram na zona rural de Figueirão, a 259 km de distância de Campo Grande, capital do estado um processo erosivo em andamento em uma fazenda.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na última quarta-feira (13/07), durante uma fiscalização de rotina.

Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, os policiais militares ambientais faziam a fiscalização em propriedades rurais do município, quando em uma delas constataram o processo de erosão. Além disso, também se verificou a falta de conservação do solo, principalmente em Áreas de Preservação Permanente (APP), agravado sobretudo, pelo pisoteio de gado, incluindo em áreas onde existem matas ciliares.

Outras irregularidades encontradas na propriedade rural foi a existência de voçorocas de grandes proporções, cujos processos erosivos causaram o assoreamento de um córrego que cruza a fazenda, a qual foi interditada. Todas as atividades no local foram suspensas por tempo indeterminado.

Durante a fiscalização, o proprietário da fazenda não estava no local, apenas dois funcionários, os quais foram notificados. O fazendeiro, de 59 anos, reside em Londrina (PR).

O dono da fazenda foi autuado administrativamente e multado em R$ 10 mil. Além disso, ele foi indiciado na Polícia Civil por crime ambiental, por destruir Áreas de Preservação Permanecente.

Caso o infrator seja condenado pela Justiça, poderá pegar uma pena que varia de 1 a 3 anos de prisão. O dono da fazenda terá que apresentar junto a um órgão ambiental um Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD).

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo