Circuito Pecuário: Roça é digital, afirma palestrante

Tejon abordará os desafios da sucessão familiar durante o evento em Campo Grande – Foto: Famasul/Divulgação

Tejon abordará os desafios da sucessão familiar durante o evento em Campo Grande – Foto: Famasul/Divulgação

“No campo, a história dizia: Filho, ou você estuda ou vai ficar na roça. Só que hoje mudou, e a verdade passou a ser: Filho, ou você estuda ou não vai ficar na roça. Claro, uma roça digital, um mundo científico e tecnológico”. A afirmação do especialista em comunicação, Jose Luiz Tejon Mejido, sintetiza o novo perfil agropecuário do Brasil e os desafios da sucessão familiar. O tema será abordado durante o Circuito Pecuário – Sistema Famasul, no dia 20 de julho, às 17h, no Centro de Convenções Albano Franco.

O Circuito Pecuário – Sistema Famasul, promovido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, compõe a programação da Beef Week MS – o evento mais consistente da pecuária de corte de Mato Grosso do Sul, que acontecerá entre os dias 18 e 24, com a participação de 39 restaurantes. Além disso, Campo Grande sediará o Circuito InterCorte, nos dias 20 e 21 deste mês.

Confira abaixo a entrevista concedida com exclusividade pelo palestrante do Circuito Pecuário:

Sistema Famasul – Uma das questões amplamente abordadas no último Circuito foi a questão da sucessão familiar, considerada um gargalo no setor agropecuário. Na sua opinião, por que ainda há uma certa resistência dos produtores em manter os herdeiros no campo?

Tejon – O assunto sucessão é difícil em toda e qualquer atividade humana. O tema já foi analisado desde os primórdios, onde nem nas famosas oficinas dos artesãos dos instrumentos musicais, dos ferreiros, dos estabelecimentos comerciais, sempre foi exceção e não regra fazer sucessores. No campo, a história dizia “Filho, ou você estuda ou vai ficar na roça”, só que hoje mudou, e a verdade passou a ser: “filho, ou você estuda ou não vai ficar na roça”. Claro, uma roça digital, um mundo científico e tecnológico. Um planeta agro onde gestão, conhecimento e visão de cadeias produtivas passaram a ser fatores críticos de sucesso. Vamos assistir jovens com uma nova visão high tech e atraídos pela terra, por esse negócio com originação na natureza, e com elevada ciência e conhecimentos aplicados. E dentre os jovens, as mulheres, com certeza.

Sistema Famasul – O objetivo do Circuito Pecuário ser realizado na Capital é fazer uma ponte entre o meio rural e o meio urbano. O senhor acredita que o campo precisa melhorar a comunicação com a cidade? E como pode ser feito isso?

Tejon – A ausência de uma comunicação administrada permite ignorância. A ignorância é o terreno do mal. Por isso, o setor precisa ter na comunicação com a sociedade urbana um dever e uma obrigação. Seremos avaliados e impactados pelas percepções dos consumidores finais e, neste caso, temos uma grande distância do que significa a ciência aplicada no campo versus o que os consumidores percebem e como a avaliam. Por outro lado, a sociedade urbana espera um campo dentro de sua casa, e isso é uma oportunidade de ouro para a imagem dos produtores rurais modernos.

Sistema Famasul – Antigamente, existia um fluxo migratório para a cidade. Mas as oportunidades no campo, no que se refere ao mercado de trabalho, parecem atrair mão de obra para o meio rural. Concorda com isso? Você também vê o agro como um celeiro de oportunidades?

Tejon – Sem dúvida alguma, o novo agro é “pop“, é legal, é “cool“. Moda, música, cultura, qualidade de vida, empreendedorismo, cooperativismo, ciência, tecnologia, saúde humana, prazeres dos alimentos, grandes histórias para contar, sustentabilidade, árvores, integração lavoura, pecuária e floresta, a hortifruticultura, que é um campo imenso com agregação de valor em vinhos, azeites, leite, especiarias e até turismo rural, e a invasão das cidades com a agricultura local e vertical. Isso já está por aí no mundo e no Brasil.

Sistema Famasul – Qual dica o senhor para o produtor otimizar a imagem do seu negócio rural?

Tejon – Muita eficácia no uso do conhecimento científico já disponibilizado. Precisa de produtividade com custo otimizado e sustentabilidade. E mostrar isso, dar visibilidade do que faz; se comunicar. E nunca esquecer do associativismo, do cooperativismo. Produtor rural sozinho não consegue ter um plano de marketing, para isso precisa de associações que o representem e o organizem.

Sistema Famasul – Poderia fazer um convite especial para o evento e falar um pouco do que tratará a sua palestra?

Tejon – Na minha palestra falo dos desafios para o produtor ir ao futuro. O conjunto de conhecimentos que precisa querer e desejar aprender. Da necessidade de montar equipe. A nova agricultura e pecuária será cada vez mais como uma agromontadora de sustentabilidade intensiva.

E entra nisso tudo, não apenas os aspectos da ciência, da tecnologia e da gestão, entra o quesito da superação. Se o produtor e seus sucessores não quiserem superar, não conseguirão, e para isso, essa decisão nasce aqui, agora, já, pois o presente já é o resultado do futuro.

Espero vocês! O Sistema Famasul tem feito e faz um excelente trabalho. Tenho imenso carinho e admiração por todos os agentes do agronegócio e pelos produtores rurais, eles representam o que há de melhor na ética e no exemplo para o Brasil. Trabalham, amam o que fazem e todos nós precisamos olhar para eles. Afinal, nos transformamos no foco das nossas atenções. Até lá!

Sobre o evento – O Circuito InterCorte tem como objetivo principal difundir informação e tecnologia para o maior número possível de produtores da cadeia produtiva da carne, além de ser uma grande ferramenta de comunicação para todos os envolvidos no segmento.

Para atingir esses objetivos a feira circula pelas principais regiões de gado de corte do Brasil contando com uma feira de negócios, dois dias de workshops com palestras e debates em cada etapa, um leilão e muito mais.

Já o Circuito Pecuário – Sistema Famasul é promovido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, com apoio de várias instituições públicas e privadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo