Avanços na Saúde são destaque na administração de Rio Verde de Mato Grosso

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

O papel dos municípios na garantia da provisão de serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde é crescente, sendo cada vez mais necessário repensar novas formas de financiamento e apoio para fortalecer uma gestão mais eficiente e racional. Esse trabalho vem no sentido de identificar como os municípios estão garantindo essa provisão, dentro de um cenário de restrição orçamentária imposto pelos limites com despesas de pessoal.

Uma das principais bandeiras da gestão de Mario Kruger (PSC), a Saúde juntamente com a Infraestrutura e Educação de Rio Verde de Mato Grosso, têm recebido volumosos investimentos tanto financeiramente quando de gestão.

De acordo com informações do Diretor Administrativo do Hospital Geral Paulino Alves da Cunha, Roberto Martins, o setor de Saúde e principalmente o Hospital Municipal têm recebido investimentos em obras, equipamentos e em formação e capacitação dos servidores do setor.

Contra números não há argumentos. Desde o início dos trabalhos da atual administração municipal, a saúde em Rio Verde tem apresentado resultados expressivos na oferta de serviços aos moradores do município.

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

No último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde comprova esta afirmação no que se refere a atendimentos e procedimentos realizados no hospital e grandes avanços na oferta de exames e atendimento médicos e hospitalares.

Os resultados positivos demonstram o forte empenho da atual administração em garantir condições adequadas de saúde pública, humanização no atendimento, atenção e cuidado para com todos que utilizam os Serviços Públicos de Saúde.

Em maio (último mês fechado) por exemplo foram:

2.252 – Consultas

633 – Exames por Raio X

170 – Exames por Ultrassom

12 – Partos

São inúmeras as conquistas, avanços e mudanças ocorridas nesta administração na unidade hospitalar, que é o único hospital do município para atender toda a demanda da população nos atendimentos diários e conta hoje com atendimento especializados nas áreas de Cirurgia Geral, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, Ultrassonografia, além da Clínica Geral.

Segundo a Coordenadora Geral do Hospital, Izabel da Silva Melo, um fato importante para as conquistas e avanços nos atendimentos do hospital foram as parcerias públicas privadas que foram realizadas e que resultaram na aquisição de uniformes para os servidores de todos os setores do hospital e aquisição de vários equipamentos hospitalares como Oximetros, Aparelhos de Pressão, Microondas e tintas para reforma da pintura do prédio.

Dentre os novos equipamentos e equipamentos recentemente adquiridos pela administração destacam-se: Raio X e Impressora, Auto Clave, Esterilizador de Instrumentos Cirúrgicos, Aspirador de Centro Cirúrgico, Carrinhos de Inalação com 4 Inaladores, Ventiladores de Teto, Ar Condicionado na Recepção do HM, Lavanderia completa, Cardioversor, Cadeiras de rodas, freezer, fogão Industrial, Aparelhos de pressão de coluna, Mochila de Resgate, Oxicapnógrafo, além da troca de todos os colchões da enfermaria, pediatria e Pronto Socorro.

Ressalta ainda a administração do hospital, que os recursos para aquisição acima foram frutos de parcerias com vereadores, deputados e que estão sendo feitas com o intuito de proporcionar um melhor conforto aos pacientes que necessitam do hospital.

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Desafios

O Secretário Municipal de Saúde do município, Lício de Toledo Maciel Junior, falou a reportagem sobre os avanços e desafios da pasta. Mostrando uma absoluta tranquilidade de quem sabe o que está fazendo, do que necessita ser feito e das dificuldades em realizá-las, Lício contou que primeiramente buscou resgatar a credibilidade do município junto à classe médica já que muitos não queriam vir para a cidade trabalhar e isso dificultou muito a contratação de profissionais para o setor.

Além disso, outra importante ação da Secretaria foi a regularização de compras de medicamentos para o hospital e montou uma “força-tarefa” para mudança do atendimento e da estrutura das unidades de atendimentos.

A Rede de Atenção Básica do município também recebeu por parte do secretário uma atenção especial com estruturação e melhores condições de trabalho, reforçando parcerias como a que foi celebrada com a ACERV-Associação Comercial e Empresarial de Rio Verde para a Campanha de realização de exames preventivos de PA, HIV, Sífilis, Hepatite realizados no comércio local e conta ainda com 8 equipes ESF completas que realizam programas como Brasil sorridente, Campanhas de
Vacinas.

Mesmo destacando a preocupação do prefeito Mario Kruger em melhorar a oferta do serviço público de Saúde, Lício divide com os servidores da Secretaria o trabalho interno realizado pela equipe.

“A administração municipal nos ofereceu condições adequadas para oferecer bom atendimento à população e, consequentemente, a equipe ficou mais motivada. Além disso, foi realizado um trabalho interno para que todos ficassem realmente envolvidos no trabalho”, salientou o secretário de Saúde Lício de Toledo Maciel.

Sobre os avanços na saúde do município, o Diretor Clínico do Hospital Municipal Dr. Roberval Ferreira dos Santos, destacou ainda o trabalho implementado no Hospital Municipal enumerando os números de procedimentos, as conquistas de equipamentos, reforma e sobretudo a disposição do prefeito Mario em disponibilizar condições à equipe em realizar os atendimentos necessários e possíveis.

“As intervenções que estão sendo feitas no Hospital da Mulher são realmente marcantes e merecem registro”, afirmou DR. Roberval.

Por sua vez o prefeito Mario Kruger afirmou que apesar da crise não tem medido esforços para manter repasses em dia investindo até mais do que a Lei determina, retirando de outra rubrica para atender àqueles que sofrem e que recorrem ao socorro dos atendimentos no hospital municipal da cidade”, assinalou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo