Reunião na Unimes define detalhes da “aclimatação” de seleções olímpicas de judô em Santos para os Jogos do Rio

Encontro será nesta segunda-feira, 20h, na FEFIS, e o objetivo é tornar o local um grande ‘DOJÔ’ recebendo, pelo menos, 6 países.

Com uma relação muito intrínseca com o esporte, a Unimes – Universidade Metropolitana de Santos participará efetivamente dos Jogos Olímpicos do Rio. Mesmo de longe, a instituição será parte importante no evento, ao receber, pelo menos, seis seleções olímpicas na modalidade judô, para a “aclimatação” antes das disputas. Uma reunião nesta segunda-feira (11), às 20 horas, na Faculdade de Educação Física (FEFIS), definirá detalhes com os professores da modalidade que colaborarão durante a hospedagem e treinos, entre o dia 18 e 3 de agosto.

O objetivo é transformar o ginásio do campus da universidade, num grande “Dojô”, oferecendo condições ideais para os treinamentos. O complexo também conta com a nova academia R4, uma das maiores da cidade, e piscina para complemento da preparação, bem como praça de alimentação. “O judô ficará concentrado na Unimes. Faremos uma força-tarefa para receber os países e oferecer o melhor treinamento possível”, destaca Danielle Zangrando, que já representou o Brasil em duas olimpíadas (Atlanta e Atenas) e hoje é diretora de marketing da Fundação Pro-Esporte de Santos (Fupes).

“Vai ser muito importante para a Cidade as presenças das delegações estrangeiras, inclusive o Uzbequistão, trazendo o medalhista olímpico Rishod Sobirov e o atual campeão mundial do ligeiro, Diyorbek Urozboev”, comenta Danielle, uma das articuladoras para a vinda das delegações a Santos. Além do Uzbequistão, já estão confirmados o Egito, Argélia, Tunísia, Catar e Índia. “Ainda estamos tentando a Coréia, grande potência desse esporte”, revela.

Vale lembrar que a Unimes já tem uma ligação com o judô e patrocinou destaques da arte marcial com a própria. Danielle Zangrando, e agora Maria Suelen Altheman, uma das grandes cotadas ao ouro na categoria pesados, tem apoio e estuda na instituição. Soma-se a tradição da FEFIS, a primeira faculdade de Educação Física do País e que tem como um de seus ilustres alunos formados, ninguém menos que o Rei Pelé. “Além de ser uma honra compartilhar essas experiências, vivenciaremos momentos que ficarão guardados para sempre na história de todos”, afirma a reitora da Unimes, Renata Viegas.

SUELEN – Duas vezes vice-campeã mundial, Suelen Altheman é hoje uma das principais judocas do país e esperança de medalha nos Jogos. Sua luta será no dia de seu aniversário, 12 de agosto, e espera uma comemoração dupla. “Depois eu tiver com a medalha na mão vai ter emoção sim”, afirma a atleta que completará 28 anos. “Estou bem confiante para esta competição. Me preparei quatro anos para essa disputa. Minha expectativa é brigar por medalha, não posso garantir cor, mas é chegar lá e brigar por medalha”, complementa Suelen, treinada pelo marido, Carlos Honorato, prata na olimpíada de Sydney.

Acompanhe entrevista com Suelen em vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=jM8rNtlvDEY

O Campus Bandeirante I da Unimes fica à Rua da Constituição, 374, no bairro da Vila Mathias, em Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo