IBEDEC/MS tira dúvidas sobre locação de imóvel para temporada

Opção de hospedagem mais barata nas férias, a locação de imóvel para temporada requer alguns cuidados. O Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo – Seção Mato Grosso do Sul (Ibedec-MS) orienta os turistas sobre quais itens nessa contratação merecem atenção redobrada.

A diretora do IBEDEC-MS, Bárbara Grassi, instrui sobre a elaboração do contrato de locação. O primeiro ponto é exigir que neste documento conste a localização do imóvel, nome do proprietário, dia de entrada e saída, valor da locação, local de retirada, entrega das chaves e forma de pagamento. O pagamento deve ser feito preferencialmente com cheque nominal ao proprietário, exigindo-se recibo.

Algumas precauções podem evitar futuras “dores de cabeça”: É importante conhecer o imóvel antes de alugar (se não é possível presencialmente, que seja por meio de fotos). Junte toda a publicidade referente ao imóvel, para em caso de problemas você possa reivindicar seus direitos. Evite alugar por meio de anúncio de jornais. Avalie a facilidade de acesso e infraestutura. Caso esteja procurando descanso, leve em conta a proximidade de bares, restaurantes e avenidas ruidosas.

Deixar claro como será o pagamento das taxas também é imprescindível. Defina no contrato quem pagará por taxas de condomínio e caseiro, por exemplo. Além disso, ao chegar ao imóvel faça uma vistoria. Caso haja aparelhos eletrônicos, ligue para ver se funcionam. Verifique o estado dos utensílios, colchões e móveis (se possuem manchas, rasgados, danificações).

O Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo – Seção São Mato Grosso do Sul (Ibedec-MS) oferece orientação jurídica gratuita. O IBEDEC-MS está localizado na Rua da Lira, nº 234, sala 02, Vila Carlota, em Campo Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo