Equipes da CCR MSVia fazem capacitação para manejo de animais com técnicos do CRAS

Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande/MS – Foto: Álvaro Barbosa/Arquivo

Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande/MS – Foto: Álvaro Barbosa/Arquivo

A partir desta quinta-feira (30/06), equipes do Serviço de Atendimento ao Usuário – SAU da CCR MSVia passam por treinamento de capacitação com técnicos do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) para lidar com animais silvestres. O treinamento acontece até o dia 28 de julho em cinco municípios servidos pela BR-163/MS: Itaquiraí, Dourados, São Gabriel do Oeste, Pedro Gomes e Campo Grande.

A primeira capacitação será no município de Itaquiraí com a bióloga Nara Teodoro Pontes e os veterinários Lucas Azuaga e Claudia Regina Macedo Coutinho, do CRAS, além de Maíra Cristina Nogueira, veterinária da Consultoria Geotec. Os colaboradores serão instruídos sobre procedimentos para registro, recebimento, manejo, transporte, tratamento, soltura e destinação apropriados de animais silvestres na BR-163/MS, além de noções de legislações ambientais.

“São conhecimentos que irão mostrar aos colaboradores como proceder, desde a primeira abordagem ao animal, como manuseá-lo corretamente sem feri-lo, até o encaminhamento para recuperação, nos casos de animais debilitados”, explica o gestor de Meio Ambiente da CCR MSVia, Michel Klaime Filho.

De acordo com o engenheiro, o curso capacita novos colaboradores e oferece um retreinamento para colaboradores mais antigos, que já haviam sido treinados antes do início da operação do SAU, em 2014.

“São ações que visam, além de garantir a segurança dos usuários da rodovia, assegurar a preservação da fauna por meio de práticas preventivas que evitem que os animais sejam atropelados”, pontua Klaime. “Em casos extremos, os conhecimentos adquiridos vão permitir socorrer adequadamente os animais eventualmente atropelados”.

Michel Klaime destaca que a capacitação já está enquadrada nos termos do convênio assinado em março com o Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), que visa a reabilitação, o tratamento e a devolução à natureza da fauna capturada.

“Os animais feridos são encaminhados ao CRAS, que responderá pela recuperação e devolução à natureza”, diz ele. “Durante os cursos, contaremos com a participação de profissionais qualificados e com expertise no assunto, o que permitirá o preparo cada vez melhor das equipes”.

Os participantes também passarão por uma reciclagem sobre o Sistema Integrado da Gestão da Qualidade e Meio Ambiente da CCR MSVia, conforme certificação da ISO 14001 conquistada em abril, aprofundando conhecimentos sobre identificação, separação, coleta e destinação correta de resíduos recolhidos na BR-163/MS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo