Rota CineMS estreia “Formação em Cineclubismo” na cidade de Bonito

Palestrante Carol Sartomen – Foto: Divulgação

Palestrante Carol Sartomen – Foto: Divulgação

Nessa quarta-feira (29), às 14h, o projeto Rota CineMS realiza na cidade de Bonito, na Casa da Memória Raída, um encontro com exibição do documentário “O que é um Cineclube? ” e, também, um workshop sobre o tema, que será ministrado pela diretora de formação e projetos do CNC (Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros) Carol Sartomen. A ação é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Promovendo o acesso democrático à arte e a informação, o cineclube desempenha a função de formação crítica de público. Para Carol Sartomen, que também é representante do movimento cineclubista de Campo Grande, esse é um dos pontos mais relevantes do movimento: “Penso que a importância do movimento cineclubista se dá na medida em que contribui para a manutenção da cultura e do estado democrático por direito, ao formar, por meio da leitura crítica de arte cinematográfica, cidadãos libertos e participativos em meio à sociedade brasileira”, afirma Carol.

Imagem do documentário – Foto: Divulgação

Imagem do documentário – Foto: Divulgação

Segundo ela, em Bonito, o valor está na necessidade da população ter acesso à produção audiovisual. “A cidade, hoje, não conta com salas de cinema. Como todos os outros cidadãos brasileiros, os bonitenses contribuem com o fomento à produção audiovisual nacional, por meio do pagamento de impostos. Compreende-se, portanto, o acesso a essas produções como um direito adquirido por todos”, completou.

Na região, Fernanda Reverdito, Kelvin Jacques Vargas e Lelo Machi lideram um grupo de moradores de Bonito que idealizam a criação do Cineclube Bonito, com cerca de 10 integrantes. Nesse encontro, o objetivo é apresentar a eles um “passo-a-passo” para a criação de um cineclube, de forma coletiva e independente.

Quem se interessar em participar do encontro, pode entrar em contato com Kelvin Jacques Vargas no número: (67) 9236-4827.

Rota Cine MS

O Rota Cine MS é um projeto itinerante da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que há 9 anos percorre as cidades do interior do Estado apresentando e difundindo, em formato de arte-educação, a produção audiovisual de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Dessa forma democratiza o acesso à experiência audiovisual e possibilita à população o conhecimento/reconhecimento da identidade cultural local. As atividades, oficinas e exibições são gratuitas.

Imagem do documentário – Foto: Divulgação

Imagem do documentário – Foto: Divulgação

A estreia do Rota CineMS em 2016 aconteceu no dia 22 de julho, como atividade que antecedeu o 13º Festival de Cinema do Vale de Ivinhema, em Ivinhema, Mato Grosso do Sul. O evento levou a Ivinhema, exibição de filmes, Oficinas de Produção Audiovisual e de Conteúdo Social para Curtas-Metragens.

Para a secretária adjunta de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação do Estado, Andréa Freire, o Rota CineMS vai muito além da simples exibição de filmes. “É um projeto que tem um caráter educativo, promove a aproximação da população de cada uma das cidades com a produção audiovisual brasileira e também provoca uma reflexão sobre a importância do cinema”. A secretária conclui afirmando que o Rota CineMS está sendo retomado na perspectiva de aprimorá-lo e aproximar ainda mais o cidadão do cinema brasileiro. “Queremos que ele seja um trampolim para os jovens que desejam entrar para a área do audiovisual e que desperte, nos que já atuam nessa área, a vontade constante de aperfeiçoamento”, conclui Andréa.

Imprensa

Local do encontro: Casa da Memória Raída Rua 29 de maio, n. 913 – Centro/Bonito-MS

Data: 29 de junho de 2016, quarta-feira

Horário: às 14h

Apoio cultural: Casa da Memória Raída, Restaurante O Casarão, CNC e Ateliê MRCO.

Sobre o Documentário:

O que é Cineclube?

(Brasil, Documentário, 11′)

Diretor: Equipe Pão Com Ovo

Sinopse: Por meio de depoimentos de diversos cineclubistas, o documentário busca conceituar a atividade e toda sua gama de relações com a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo