Equatoriano de família vítima de terremoto surfa no Circuito Medina/ASM em Maresias querendo se destacar

Depois de ficar desabrigado, Bruce Mendoza, de 11 anos, está hospedado na casa do surfista profissional Deivid Silva e ganhou a chance de competir no Brasil.

Bruce Mendoza surfando na Prainha Branca – Foto: Bruce Mendonza

Bruce Mendoza surfando na Prainha Branca – Foto: Bruce Mendonza

Depois de passar por uma tragédia, com o terremoto que assolou o seu país, deixando mais de 600 mortos, o surfista equatoriano Bruce Mendoza encontrou no Brasil uma grande receptividade e demonstração de generosidade. Hospedado na casa de um de seus ídolos no esporte, o surfista profissional Deivid Silva, melhor brasileiro no ranking mundial QS, o garoto de 11 anos foi convidado a participar do Circuito Medina/ASM 2016, na Praia de Maresias, em São Sebastião, para seguir com seus planos de se tornar um competidor profissional no futuro.

O evento será disputado nestes sábado e domingo (25 e 26), reunindo 124 surfistas, em seis categorias e tem como foco a revelação e incentivo de novos valores, bem como iniciar a formação da equipe que participará da primeira turma do Instituto Gabriel Medina, na mesma Maresias. Bruce, atual campeão equatoriano sub14, demonstra empolgação, sobretudo pela chance de conhecer o seu outro grande ídolo, o próprio Gabriel Medina, patrocinador da competição.

Bruce Mendoza na Prainha Branca – Foto: Bruce Mendonza

Bruce Mendoza na Prainha Branca – Foto: Bruce Mendonza

“Eu penso que a competição de Maresias será incrível e significa muito para mim, por ser organizada pelo campeão mundial. Será uma honra competir com Medina presente”, afirma Bruce, que teve a sua casa, em Manta, totalmente comprometida no forte terremoto de 7,8 graus de magnitude. A permanência no Brasil foi um convite da família de Deivid, que dias antes do acidente havia se hospedado na casa do equatoriano.

A relação com surfista brasileiro começou no ano passado, quando Irons, o irmão mais velho de Bruce, ficou hospedado dois meses em Guarujá. Em março, os equatorianos retribuíram a hospitalidade, recebendo Deivid e os pais. “Conhecemos o pai e o Bruce. Ficamos dez dias pegando ondas com eles e cinco dias depois de retornarmos ao Brasil aconteceu o terremoto. A família perdeu tudo, estavam muito assustados, dormindo fora de casa, e decidimos ajudar, comprando passagens para eles virem para cá, até o pai conseguir reconstruir a casa”, conta Valéria, mãe de Deivid.

“Para nós, foi uma satisfação, porque fomos muito bem recebidos lá e consideramos como filhos e eles falam que somos a família deles aqui no Brasil. Estamos muito felizes em proporcionar isso a eles”, complementa Clayton, pai de Deivid.

Bruce Mendoza com a prancha de Deivid Silva – Foto: Bruce Mendonza

Bruce Mendoza com a prancha de Deivid Silva – Foto: Bruce Mendonza

O Circuito Medina/ASM 2016 conta com as categorias sub10, sub12, sub14 e sub16 masculinas e sub12 e sub16 femininas. É o marco inicial do Instituto Gabriel Medina, onde os surfistas serão preparados com a mesma metodologia de treinos utilizada com ele para chegar ao título mundial, com toda a estrutura necessária e profissionais capacitados.

Nomes conhecidos no cenário nacional estarão em ação. Na feminina, nomes como Louisie Frumento, de Guarujá, Carol Bonelli e Maju Freitas, do Rio de Janeiro, que recentemente se destacaram em Maresias, na final do Rip Curl Grom Search, além de Sophia Medina, irmã de Gabriel, e Pamella Mel.

Na masculina, Caio Costa e Heitor Duarte e Fernando John John e Yan Sondhal representarão bem os talentos locais. Outros destaques serão Kauê Germano e Pedro Dib, também de São Sebastião, Eduardo Motta, de Guarujá, Daniel Adisaka e Gabriel Ramos, de Ubatuba, Rodrigo Saldanha, que mora em São Paulo e surfa em Maresias, e Roberto Alves, de Santos.

A competição começa sábado, às 8 horas e segue até às 16 horas. No domingo, o evento recomeça no mesmo horário, com as finais realizadas das 13 às 14h40. As baterias e cronograma completo estão disponíveis no site da Federação Paulista de Surf, pelo link www.fpsurf.com.br/eventos/16/asm/asm01/idxmax.php.

O Circuito Medina/ASM 2016 tem os patrocínios da Oi, Guaraná Antarctica, B.Blend, Vult Cosmética e Rip Curl, com apoios de Wizard Idiomas, Restaurante Terral, Pousada Tambayba, DB Cópias, Cabianca Surfboards, Federação Paulista de Surf, Associação de Surf de São Sebastião e Somar. Realização da Associação de Surf de Maresias (ASM) e Prefeitura Municipal de São Sebastião, através do Departamento de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes.

Mais informações: www.facebook.com/asmmaresias/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo