Reino Unido decide deixar União Europeia e bolsas despencam na Ásia, Europa e América

Britânicos rodeiam o carro de Boris Johnson nesta sexta-feira (24/06) – Foto: Tim Ireland/AP/Quality

Britânicos rodeiam o carro de Boris Johnson nesta sexta-feira (24/06) – Foto: Tim Ireland/AP/Quality

A maioria simples dos cidadãos que compõem o Reino Unido decidiu nesta sexta-feira (24/06) deixar a União Europeia (UE), através de um referendo realizado ontem. O placar foi de 51,9% a favor da saída do Bloco Econômico e 48,1% a favor de que permanecesse na UE.

A decisão dos britânicos é histórica e já começou a afetar a economia do próprio país e de vários outros, incluindo os da Ásia, das Américas e da própria Europa.

Bolsas de valores europeias, asiáticas e americanas caíra vertiginosamente, e a libra esterlina, moeda britânica, sofreu a maior desvalorização de sua história.

Escócia e Irlanda do Norte, que formam o Reino Unido, e que prefeririam ficar na União Europeia, estudam a possibilidade de deixar a Grã-Bretanha, tornando-se países independente.

Muitos irlandeses, no entanto, preferem que o país faça parte da Irlanda, que faz parte da União Europeia.

Em nota distribuída à imprensa, a União Europeia pediu aos britânicos que acelere a sua saída do bloco, para evitar que outros países tenham a sua economia afetada.

Diante do possível caos, o primeiro-ministro David Cameron anunciou que deixará oficialmente o seu cargo, e pediu ao Parlamento Inglês que promova o mais rapidamente possível, novas eleições gerais.

Cameron disse ainda que sua saída definitiva do cargo ocorrerá após a realizado do congresso de seu partido, que analisará a questão.

Analistas ouvidos pela equipe de reportagem avaliam que o Reino Unido está caminhando em direção a um território desconhecido, que pode trazer sérios prejuízos, além de uma elevação na taxa de desemprego.

Vários países europeus, entre eles a Alemanha, a França, a Itália e a Espanha, enviaram mensagens aos britânicos informando sobre os possíveis riscos da saída do bloco econômico europeu. No entanto, a maioria da população não acreditou nos argumentos e, agora, poderão ter que pagar um alto preço por uma decisão desastrosa.

Analistas disseram que o referendo teve uma participação histórica de cidadãos britânicos, com um comparecimento de 71,8% (30 milhões) de pessoas.

Os britânicos devem se preparar para dias difíceis, principalmente pela possível crise política, já que Escócia e Irlanda do Norte ameaçam abandonar o Reino Unido, quanto para a possível crise econômica, já que a libra esterlina está em queda livre, assim como as ações de empresas britânicas negociadas na Bolsa de Valores de Londres.

A Grã-Bretanha estava na União Europeia há cerca de 43 anos, e sua saída do bloco acarretará uma crise sem precedentes, principalmente em uma época onde há fuga de imigrantes de seus países de origem, mergulhados em guerra civis.

Em entrevista coletiva concedida na manhã de hoje, o primeiro-ministro inglês David Cameron disse que permanecerá no cargo até que um substituto seja escolhido pelo Parlamento.

Reflexos da Decisão Britânica

– Dólar sobe 1,5% e Bolsa cai cerca de 3,3%.

– Ações da Vale operam em queda de 7% e da Petrobras operam em 6%

– Libra opera em queda de 6,8% e Euro cai cerca 1,11%

  COMPRA VENDA VARIAÇÃO
Dólar (Comercial) 3,3695 3,3706 +0,78%
Dólar (Turismo) 3,2300 3,5000 +0,87%
Euro 3,7705 3,7723 -1,11%
Libra Esterlina 4,6193 4,6239 -7,67%
Peso Argentino 0,2264 0,2267 -2,45%

Fonte: Thomson Reuters

 

Com informações das Agências Reuters, AFP e EFE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo