Agraer lança programa de rádio para dar voz à agricultura familiar

Foto: Dunga

Foto: Dunga

Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) por meio de incentivos do governo de Mato Grosso do Sul lançou o programa de rádio “Terra da Gente”, com foco no fortalecimento da agricultura familiar. O programa já está sendo vinculado aos sábados, às 11h, em 29 municípios sul-mato-grossenses.

O “Terra da Gente” está disponível no site da Agraer (www.agraer.ms.gov.br) e no portal de reportagens do governo estadual, www.noticias.ms.gov.br, com arquivo na íntegra de matérias, entrevistas, dicas e informações de interesse da população do campo.

A criação do programa teve como maior propósito dar voz aos agricultores familiares e, também, espaço para entidades como a Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), a própria Agraer, entre outras instituições ligadas ao meio rural. “Criamos o programa para facilitar a comunicação da Agraer e outras entidades do governo do Estado com os agricultores familiares. Uma forma de manter a classe produtiva inteirada sobre prazos de cadastramentos, tecnologias e políticas públicas implantadas a favor da agricultura familiar”, explicou o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.

“O rádio ainda é um dos meios de comunicação mais eficiente, principalmente, na zona rural, onde nem sempre o produtor e a produtora têm acesso facilitado à cobertura de internet ou sinal de rede de telefonia”, afirmou o dirigente.

O programa “Terra da Gente” é produzido pela Assessoria de Comunicação da Agraer em parceria com a Assessoria do governo do Estado e a Rádio Educativa FM 104. “A princípio começamos a vincular o programa apenas na Capital e redondeza, onde a FM 104 atinge. Recentemente, firmamos um convênio com a Rádio Jota FM, e com isso estamos há duas semanas em 29 municípios e quatro distritos. Estamos em estudo e a pretensão é atingir cobertura integral, totalizando as 79 cidades de Mato Grosso do Sul”, garantiu Enelvo Felini.

O nome “Terra da Gente” é um resgate ao antigo programa de rádio de mesmo nome, no ar entre os anos 1995 e 1998, coordenado pela Empaer, hoje, Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

Atualmente, a programação é transmitida em Aparecida do Taboado, Paranaíba, Selvíria, Três Lagoas, Inocência, Campo Grande, Deodápolis, Glória de Dourados, Jateí, Vicentina, Fátima do Sul, Angélica, Ivinhema, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante,Novo Horizonte do Sul, Caarapó, Dourados, Sidrolândia, Itaporã, Juti, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Maracaju, Terenos, Amambai, Coronel Sapucaia, Aral Moreira e Cassilândia e os distritos de Abrangência, Liderança, Culturama e Gassulândia.

O programa tem uma edição semanal, aos sábados, com aproximadamente 30 minutos de duração. Outras informações sobre o programa podem ser obtidas pelo endereço eletrônico: programaterradagente@gmail.com.

Assistência e Extensão – No Estado, a Agraer é a responsável por oferecer atendimento a mais de 31 mil famílias agrícolas entre produtores tradicionais, indígenas, assentados e agricultores familiares quilombolas.

Veiculação do programa “Terra da Gente”:

Rádio Educativa FM 104 – Campo Grande

Rádio Cidade 1570 AM – Aparecida do Taboado

Rádio Jota 92.3 FM – Selvíria

Rádio Jota 101,3 FM – Grande Dourados e Vale do Ivinhema FM 104.569

Rádio Pindorama AM 1310 – Sidrolândia

Rádio Difusora de Caarapó 1570 AM  

Rádio Nova Paiaguás 1490 AM – Gloria de Dourados

Rádio Piravevê – Ivinhema

Rádio Jota Fm 106.5 FM – Coronel Sapucaia

Rádio Central Jota Fm 98.3 – Cassilândia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo