Catapora pode ser prevenida com vacina

Uma doença bastante comum na infância é a catapora, mas em alguns casos pode haver complicações, principalmente em crianças muito pequenas, em adultos e em indivíduos imunodeprimidos, em tratamento quimioterápico, por exemplo. O mercado oferece vacina contra a catapora e pode ser aplicada a partir dos 12 meses sem limite de idade.

Essa doença também é chamada de varicela, é causada por um vírus, cuja disseminação ocorre muito facilmente. Não é raro, ouvirmos falar em epidemia ou surto de catapora em ambientes fechados, como escola, creches, ambiente de trabalho, etc.

O principal sintoma são as bolinhas que aparecem na pele. Uma criança comum chega a desenvolver de 250 a 500 bolhas pequenas que coçam sobre os pontinhos vermelhos na pele. A catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece através do contato com o líquido da bolha ou através de tosse ou espirro. Geralmente, a vacina previne a doença completamente ou a torna muito moderada. Mesmo aqueles que estão infectados com uma versão moderada da doença podem ser contagiosos.

“Apesar de ser uma doença bastante popular e de fácil contágio, pode haver complicações, por isso a imunização é tão importante em todas as idades. Não só a catapora, mas várias doenças podem ser evitadas através da vacinação”, explica o Dr. Alberto Jorge Félix Costa CRM-MS 1266, médico e diretor técnico responsável da Imunitá Centro de Imunização.

As infecções secundárias da pele são as complicações mais comuns associadas à catapora. A doença cria na pele uma porta de entrada para bactérias, que poderão causar infecções na mesma e também nas partes moles, podendo até atingir a corrente sanguínea, provocando infecções sistêmicas e invasivas. A pneumonite viral causada diretamente pela catapora também é temida. Crianças acima de 12 anos e adultos apresentam maior potencial para desenvolvimento dessa complicação grave. Além disso, pacientes imunossuprimidos podem apresentar doença disseminada, ter acometimento do sistema nervoso central, encefalite por varicela, entre outras complicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo