Com treinamento concluído e apostilas em mãos, escolas públicas aplicam metodologia Agrinho em MS

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O treinamento do Agrinho com os educadores da rede pública de ensino em Mato Grosso do Sul está na reta final. A previsão é que até o final do mês de junho todas as 348 escolas dos 41 municípios que participam do programa, recebam as orientações técnicas necessárias para colocar em prática o conteúdo da maior iniciativa de responsabilidade social do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS. O material didático foi enviado para todas as escolas, sendo assim, os trabalhos já deram início na maior parte das instituições

Para a coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido de Souza, o Agrinho é a ferramenta que atende os estudantes e firma grandes parcerias por todo o Estado. “Foram meses intensos dedicados a iniciativa que possibilita o envolvimento das escolas, das secretarias municipais de educação e dos Sindicatos Rurais. Além de conectar campo e cidade, o Agrinho une a experiência dos professores com o leque de possibilidades que a metodologia oferece”, ressalta.

A equipe composta por 30 instrutores percorreu o Estado levando orientações sobre o método que pode ser utilizado, tanto em sala de aula como nas atividades práticas. “Ministrei a capacitação para turmas participativas e interessadas no programa. Fomos muito bem recebidos em todos os municípios. Professores e coordenadores das escolas demonstraram um forte interesse no conteúdo que repassamos”, explica o instrutor do Senar/MS, André Luiz Widal, que fez treinamento em Guia Lopes, Antônio João, Ponta Porã e São Gabriel do Oeste.

Implantado em 2014 no Mato Grosso do Sul, o programa que deve alcançar 120 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, oferece uma proposta pedagógica diferenciada, com temas transversais previstos nos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais que incluem temas como: Ética, Diversidade Cultural, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Saúde, Orientação Sexual e temas Locais, com foco na sustentabilidade e conexão campo cidade.

No início do mês, o Sindicato Rural de Terenos realizou entrega simbólica do material didático do Agrinho MS. A instituição de ensino que recebeu as apostilas foi a Escola Estadual Antônio Valadares. “Já iniciamos as ações do programa e a expectativa é muito boa, tanto por parte dos alunos, que estão mais conscientes da importância da terra e da preservação ambiental, como dos professores, que estão impressionados com a qualidade do material”, explica a diretora da instituição, Clemência Mendes de Sá dos Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo