Arqueólogos encontram vestígios de massacre de 6 mil anos ocorrido no Leste da França

Foto: Philippe Lefranc/AFP

Foto: Philippe Lefranc/AFP

Um grupo de arqueólogos do Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica (INRAP) descobriu esta semana em Achenheim, a 10 km de distância de Estrasburgo, no Leste da França, vestígios e evidências do massacre de civis ocorridos a cerca de 6 mil anos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a equipe de arqueólogos localizou cerca de 300 ‘silos’, fossas cobertas, os quais serviam basicamente como depósitos, provavelmente de alimentos (grãos) no período neolítico.

Segundo os arqueólogos, os silos/depósitos estão localizados dentro de uma área em forma de ‘V’, que provavelmente seria um dispositivo defensivo, já que durante o Período Neolítico (4.400 e 4.200 a.C.), o caos reinava e a insegurança era o principal temor das pessoas. Acredita-se que no local havia também uma fortaleza.

Foto: Philippe Lefranc/AFP

Foto: Philippe Lefranc/AFP

Na parte inferior de um dos depósitos/silos foram encontrados 10 esqueletos do sexo masculino, cujos ossos apresentavam fraturas múltiplas, como se tivessem sido torturados.

Segundo o arqueólogo Philippe Lefranc, especialista no período Neolítico, acredita-se que os esqueletos pertençam a guerreiros, porque as fraturas se concentram nas mãos, pernas e crânio.

Eles foram severamente torturados, tendo recebidos golpes violentos, esmagados por machados de pedra”, disse Philippe Lefranc.

Dentro dos silos/depósitos também foram encontrados braços de três homens com idades entre 25 e 45 anos e de um jovem com idade entre 12 e 16 anos. Acredita-se que os braços eram ‘troféus guerreiros’ de vitórias conquistadas durante batalhas.

Com informações da Agência France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo