Morre em Brasília, aos 96 anos, o ex-senador e ex-ministro Jarbas Passarinho

Jarbas Passarinho, ex-senador e ex-ministro – Foto: TV Cultura/Divulgação

Jarbas Passarinho, ex-senador e ex-ministro – Foto: TV Cultura/Divulgação

Morreu na manhã deste domingo (05/06) em Brasília, no Distrito Federal, aos 96 anos de idade, em decorrência de problemas de saúde, o ex-senador e ex-ministro Jarbas Passarinho.

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa do Senado Federal, Jarbas Passarinho faleceu em decorrência de problemas de saúde por causa da idade avançada. O velório será realizado a partir das 13 horas (horário de Brasília), na Paróquia Militar do Oratório do Soldado, na capital federal.

O sepultamento do ex-senador e ex-ministro está marcado para ocorrer as 16 horas (horário de Brasília) no Campo da Esperança, também em Brasília (DF).

Jarbas Passarinho nasceu em 1920, no município de Xapuri, no Estado do Acre, mas sua carreira política se desenvolveu no Estado do Pará, para onde se mudou com toda a família.

Ele foi oficial do Exército Brasileiro e, durante a Ditadura Militar, por determinação do General Castelo Branco, assumiu em 1964 o Governo do Pará.

Em 1966 deixou o Governo do Pará para se candidatar a uma vaga no Senado Federal pela Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido político de sustentação do Regime Militar. Mesmo não tendo sido eleito, foi empossado pelos militares.

Senador Jarbas Passarinho – Foto: Senado Federal/Divulgação

Senador Jarbas Passarinho – Foto: Senado Federal/Divulgação

Durante o mandato de senador, em 1967, foi convidado pelo “presidente” Costa e Silva para assumir o Ministério do Trabalho e Previdência Social. Neste mesmo ano passou para a reserva com a patente de coronel.

Como ministro do Regime Militar, participou ativamente em 13 de dezembro de 1968, da elaboração do Ato Institucional nº 5 (AI-5), que cassou mandatos parlamentares de oposicionistas, restringiu a liberdade de imprensa e deu amplos poderes aos militares.

Em 30 de outubro de 1968, em decorrência do afastamento de Costa e Silva da Presidência da República, devido a problemas de saúde, assume o cargo o General Emílio Garrastazu Médici, que convidou Jarbas Passarinho para assumir o Ministério da Educação e Cultura (MEC).

O Governo do Pará decretou luto oficial por três dias. Já O Governo do Brasil não decretou luto, mas o presidente em exercício Michel Temer divulgou uma nota oficial lamentando a morte do militar e político.

Quero expressar meus sentidos pêsames pela perda desse grande brasileiro Jarbas Passarinho”, disse Michel Temer.

Com informações das Agências Estado e Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo