Tempestades e inundações deixam pelo menos 10 mortos no Sul da Alemanha

A cidade de Simbach, na Baviera, no Sul da Alemanha, é uma das mais afetadas pelas inundações – Foto: Michaela Rehle/Reuters

A cidade de Simbach, na Baviera, no Sul da Alemanha, é uma das mais afetadas pelas inundações – Foto: Michaela Rehle/Reuters

As fortes tempestades que a uma semana vem atingindo a Europa já começar a causar inundações, destruição e mortes em vários países, como França, Alemanha e Espanha.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, um dos países mais afetados pelos temporais é a Alemanha onde já constatado a morte de pelo menos 10 pessoas. Outras 450 encontram-se desabrigadas.

Na cidade de Simbach, no Estado da Baviera, já foram registradas as mortes de cinco pessoas, tendo a última vítima sido um idoso de 65 anos que foi arrastado pelas fortes correntezas que atingem a região.

Já na cidade de Julbach, as equipes de resgate conseguiram resgatar o corpo de uma idosa de 80 anos, que também foi arrastada pelas correntezas.

Segundo o porta-voz do Distrito de Rottal-Inn, as autoridades alemãs ainda continuam procurando um casal de aposentados que desapareceu na região, mas ele lembra que a prioridade agora e fazer a limpeza da cidade para restabelecer o mais rapidamente possível o fornecimento de água potável.

“O mais importante hoje é restabelecer amplamente o fornecimento de água potável e a rede de estradas”, disse o porta-voz do distrito de Rottal-Inn.

Outras cidades localizadas no Sul do país, como Simbach, Triftern e Tann, também foram atingidas pelas tempestades, e também sofrem com inundações. O problema enfrentado pela população é a quantidade de lama e barro nas ruas e avenidas.

O porta-voz da Defesa Civil disse que nessas três cidades as equipes estão tentando retirar todo o barro das vias públicas, porque com o passar do tempo ele fica seco e duro como pedra.

Em algumas regiões está faltando luz, mas as autoridades disseram que o restabelecimento de energia elétrica já está sendo normalizado.

A primeira-ministra da Alemanha, Ângela Merkel, disse em entrevista coletiva concedida a jornalistas locais e estrangeiros, que as inundações no Distrito de Rottal-Inn já causaram prejuízos de centenas de milhões de euros.

O Serviço Alemão de Meteorologia informou agora a pouco que as tempestades deram uma trégua, mas que a previsão para as próximas horas é de mais chuva forte no Sul do país, principalmente no Estado da Baviera.

No Estado da Renânia do Norte-Vestfália, no Oeste do país, o Rio Issel ameaça transbordar, podendo causar inundações nas cidades de Isselburg e Hamminkel. Diques de contenção, feitos com sacos de areia, estão sendo erguidos às pressas.

Com informações das Agências France Presse e Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo