Tumulto em Centro de Imigrantes deixa pelo menos 40 feridos no Norte da França

Tumulto em centro de imigrantes no Norte da França deixou pelo menos 40 pessoas feridas nesta quinta-feira (26/05) – Foto: Associated Press Television/AP

Tumulto em centro de imigrantes no Norte da França deixou pelo menos 40 pessoas feridas nesta quinta-feira (26/05) – Foto: Associated Press Television/AP

Um tumulto ocorrido na noite desta quinta-feira (26/05) em um Centro de Imigrantes que fica localizado nos arredores da cidade de Calais, no Norte da França, deixou pelo menos 40 pessoas feridas, e provocou um incêndio, o qual foi controlado e totalmente extinto pelos bombeiros.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a briga entre imigrantes começou durante a distribuição das refeições. Houve desentendimento entre imigrantes sudaneses e afegãos, tendo alguns deles colocado fogo em barracas e casas de madeiras no Centro de Imigrantes Jules-Ferry.

A Polícia e os Bombeiros foram acionados e conseguiram controlar rapidamente a situação, que neste momento é de aparente normalidade. O último balanço da Prefeitura de Calais divulgado à imprensa mostra que 33 imigrantes, 5 membros da ONG La Vie Ative e 2 agentes da Companhia Republicana de Segurança (CRS) ficaram feridos.

Os motivos que levaram os imigrantes a brigarem entre si ainda são oficialmente desconhecidos, mas as autoridades francesas não descartam a possibilidade de extraditar de volta aos países de origem os envolvidos no tumulto.

O subprefeito de Calais, Vicent Berton, afirmou a jornalistas, que ele está decidido a se encontrar com representantes das comunidades afegã e sudanesa para tentar colocar um fim nas constantes brigas dentro do Centro de Refugiados, evitando dessa forma, a extradição dos envolvidos.

Para evitar novas brigas, as autoridades locais deixaram de prontidão 200 agentes da CRS e 70 bombeiros. Membros da Força de Segurança local também foram mobilizadas.

Os franceses denominam o Centro de Imigrantes Jules-Ferry, como sendo “Selva de Calais”. Atualmente vivem dentro do local cerca de 4 mil imigrantes, mas as autoridades locais afirmam que outros imigrantes entraram no local, e este número pode chegar a 5 mil pessoas.

Associações humanitárias internacionais afirmam que o objetivo desses imigrantes atravessar toda a França para chegar até o Reino Unido, com o objetivo de conseguir um trabalho digno.

Com informações das Agências AFP e EFE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo