Bombardeios em Aleppo (Síria) deixam pelo menos 34 mortos e 54 feridos

Um membro da Defesa Civil Síria carrega o corpo de uma criança, morta nesta sexta-feira (27/05) em um ataque contra o Bairro de Tariq al-Bab, em Aleppo, no Norte da Síria – Foto: Thaer Mohammed/AFP

Um membro da Defesa Civil Síria carrega o corpo de uma criança, morta nesta sexta-feira (27/05) em um ataque contra o Bairro de Tariq al-Bab, em Aleppo, no Norte da Síria – Foto: Thaer Mohammed/AFP

Uma série de bombardeios aéreos ocorridos nesta sexta-feira (27/05) na cidade de Aleppo, no Norte da Síria, causou a morte de pelo menos 34 civis e deixou outros 54 feridos. A maioria das vítimas é formada por crianças e mulheres.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, os ataques em Aleppo ocorridos entre os dias 23 de abril a 24 de maio deste ano causou a morte de 300 civis, a maioria mulheres e crianças.

Por causa dos constantes ataques contra a cidade, feitos tanto por rebeldes como por militares do Exército Sírio, a população civil já começa a deixar a cidade.

Jornalistas estrangeiros que cobre a Guerra Civil na Síria disseram que já é possível ver uma grande concentração de pessoas saindo da região, sendo que muitos se dirigem ao litoral, no Mar Mediterrâneo, com o objetivo de entrar em barcos para tentar chegar a Europa.

Os ataques de hoje em Aleppo atingiu uma padaria que fica localizada no Bairro de Hreitan, Região Norte da cidade, causando a morte de nove pessoas que estavam no estabelecimento comercial para comprar comida.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), com sede em Londres, capital da Inglaterra, informou que no ataque de hoje foram utilizados aviões, helicópteros e artilharia pesada. Bairros que até o momento não haviam sido bombardeados, também foram atacados.

Quatro crianças morreram quando um barril de explosivos, lançado por um helicóptero do Exército Sírio, atingiu a casa onde estavam brincando. Na explosão, três adultos que também estavam na residência morreram.

Um jovem de 22 anos e cinco crianças com idades entre 9 a 15 anos, morreram durante um bombardeio aéreo contra os bairros de Yaqued al Ades, Tariq al Bab e Auram al Kubra.

Já no Bairro de Anda, Região Norte da cidade, um idoso morreu ao ser atingido por disparos de artilharia. O corpo da vítima permanece caído no chão.

Médicos que ainda permanecem na cidade, apesar do alto risco, informaram que a estas vítimas se somam quatro menores de idade, cinco mulheres e quatro homens, que morreram quando suas casas, localizadas no Bairro de Kalyibri, foram atingidas por foguetes, provavelmente disparados por jihadistas do Estado Islâmico (EI).

O início de maio deste ano, Rússia, Síria e Estados Unidos firmaram uma trégua por uma semana, mas os ataques e bombardeios aéreos não cessaram, e tanto autoridades russas quanto sírias, disseram que estavam combatendo os jihadistas do EI.

Analistas, no entanto, acreditam que os ataques eram contra os rebeldes, que tentam derrubar do poder o presidente/ditador sírio, Bashar Al-Assad.

Com informações das Agências Reuters e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo