Instituto EDP conscientiza alunos e professores sobre a importância do uso eficiente da energia

Na semana em que é celebrado o Dia Mundial da Energia, unidades de ensino no Ceará e Rio Grande do Norte iniciam as atividades do EDP nas Escolas;

Foto: Divulgação

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Vitória (ES) – Contribuir para que professores, crianças e adolescentes sejam multiplicadores na conscientização pela importância do uso eficiente da energia elétrica e a preservação dos recursos naturais. Este é um dos objetivos do EDP nas Escolas, que completa 15 anos, e inicia suas atividades deste ano em escolas de ensino fundamental da rede pública municipal em São Gonçalo do Amarante (Ceará), Jandaíra e Parazinho (Rio Grande do Norte). Uma iniciativa própria da EDP, empresa que atua nas áreas de geração, distribuição, comercialização e serviços de energia elétrica, o programa é conduzido pelo Instituto EDP (IEDP), que coordena as ações socioambientais do Grupo no Brasil.

“Iniciar o projeto nestas três cidades, justamente na semana em que celebramos o Dia Mundial da Energia, reforça ainda mais o nosso compromisso de que, com professores capacitados e escolas equipadas, contribuímos para melhoria do ensino, além de disseminarmos conceitos sobre o consumo consciente de eletricidade por meio de ações que despertem o interesse dos estudantes”, diz Pedro Sirgado, Diretor Executivo do IEDP.

Mais de 5 mil alunos de 28 escolas públicas municipais, em oito estados brasileiros, também receberão dicas de segurança com a rede elétrica e aprenderão, brincando, como economizar na conta de luz, além de terem a oportunidade de resgatar e recriar jogos tradicionais ou inventar novas brincadeiras no concurso Arte com Energia, que seguirá o tema “Brincar para Aprender”.

“Os jovens de hoje são extremamente criativos e os professores são fundamentais para o processo contínuo de estímulo desta criatividade, tão importante para contribuir na formação de cidadãos preocupados com uma sociedade cada vez mais sustentável”, afirma o executivo.

O concurso Professor Sustentável, uma das fases do EDP nas Escolas, é um exemplo deste incentivo. Este ano o tema será “Escola, indivíduos e comunidade: unindo forças para integrar solução”, que colocará à disposição dos educadores das escolas participantes, a plataforma educacional Dreamshaper.

Com a ferramenta, o docente pode criar um projeto que, por exemplo, permita à escola redução nos consumos de energia ou de água. As cinco melhores propostas serão contempladas com R$ 3 mil para que sejam colocadas em prática.

O trabalho de conscientização em 2015

Outra iniciativa apoiada pelo IEDP é o projeto Brincando com Pipas, realizado no ano passado nas cidades de Iúna (Espírito Santo) e Suzano (São Paulo). Trata-se de um programa que, por meio do incentivo à brincadeira com pipas, disseminou conceitos de segurança e conscientizou as crianças sobre os riscos e o impacto que ocorrências com pipas geram na rede de distribuição de energia elétrica.

Em 2015, além da conscientização de 5 mil alunos susanenses, a ação contribuiu também para a redução no número de ocorrências com pipas registradas pela EDP na cidade, em regiões próximas às unidades de ensino onde o programa foi desenvolvido. No ano passado, esse tipo de incidente nos bairros atendidos diminuiu 8% em relação a 2014 e, consequentemente, o número de clientes afetados recuou 42%.

Para saber mais sobre os projetos do Instituto EDP, acesse o site www.institutoedp.org.br

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