Ana Moser participa de debate nas Caravanas do Esporte e das Artes em Recife

Evento está atendendo, neste mês, cerca de 6 mil crianças e jovens, além de 600 gestores e educadores de cidades pernambucanas

Ana Moser, presidente do IEE (Luiz Doro/adorofoto)

Ana Moser, presidente do IEE (Luiz Doro/adorofoto)

Recife (PE) – As ações da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes movimentam a cidade de Recife (PE). Nesta quarta-feira (25), a programação terá uma série de atividades e um dos destaques será o Debate Caravana/UNICEF: “Contribuição do Esporte e da Arte para o desenvolvimento integral e inclusivo da criança e do adolescente”. Entre os participantes está a medalhista olímpica Ana Moser, presidente do Instituto Esporte & Educação (IEE).

As Caravanas em Recife, que tiveram início na segunda-feira (23), coincidem com a Semana do Bebê, organizada pelo município juntamente com o UNICEF. Daí a realização dessa roda de diálogo dentro do projeto. O evento será entre 8h30 e 12 horas, na Tenda Rosa da Caravana das Artes / Arena Caravana – campo de futebol de Campina do Barreto.

Alessandra (basquete) e o cantor Canibal (IEE/ Divulgação)

Alessandra (basquete) e o cantor Canibal (IEE/ Divulgação)

Ana Moser estará debatendo ao lado de gestores públicos e entidades de direitos da infância – como Jane Santos / UNICEF, Adriana Saldanha / Instituto Mpumalanga e a antropóloga Mirella Poccia. Do mundo do esporte, a medalhista olímpica Alessandra Oliveira, do basquete, e ídolos do time de futebol do Santa Cruz também confirmaram presença.

Além do debate, a programação desta quarta-feira, a partir das 8 horas, terá ainda atendimento a crianças da rede pública e à comunidade local, com atividades como oito miniestações de esportes da Caravana do Esporte, duas tendas de artes da Caravana das Artes, tenda de produção de hortas escolares e uma tenda de medidas preventivas de saúde, do Programa Ação Saudável, da Mondelez Brasil.

Também estão programadas Oficinas de Jovens – com Oficina de Jovens Autores / literatura e Oficina de Jovens Comunicadores com Técnicas Teatrais -, assim como a Formação de Professores.

Crianças em ação em Recife (IEE/ Divulgação)

Crianças em ação em Recife (IEE/ Divulgação)

O encerramento será com o Cinema Disney / Caravana, gratuito e aberto ao público, às 19 horas, na Arena Caravana / Campo da Campina do Barreto.

A Caravana do Esporte e Caravana das Artes em Pernambuco tem como tema “Da criança e do adolescente, com arte, esporte e bem-estar”. A iniciativa é uma união do Instituto Mpumalanga e do Instituto Esporte & Educação com a plataforma Ação Saudável da Mondelez, levando artes, esportes, saúde e sustentabilidade para comunidade da periferia do Recife, além de atividades de formação de educadores, gestores e estudantes universitários do município em Esporte Educacional e em Arte para Educar.

Mais de seis mil crianças e adolescentes e cerca de 600 educadores e gestores de escolas públicas dos municípios pernambucanos de Vitória de Santo Antão, Pombos, Chã de Alegria e, agora, Recife estão sendo atendidos pelas ações da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes neste mês de maio em Pernambuco.

Crianças plantam mudas (IEE/ Divulgação)

Crianças plantam mudas (IEE/ Divulgação)

Sobre os projetos – Mais de dois milhões e seiscentas mil crianças e adolescentes já foram atendidas indiretamente pela Caravana do Esporte e pela Caravana das Artes, em 110 municípios de 22 Estados brasileiros, desde 2005. Mais de 40 mil professores e educadores foram capacitados dentro das metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte, nos onze anos dos projetos. São projetos de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, em parceria com o UNICEF, com o Instituto Mpumalanga, e com o Instituto Esporte & Educação (IEE).

A CARAVANA DO ESPORTE tem o objetivo de subsidiar uma política pública voltada para o esporte a fim de garantir o direito de crianças e jovens praticarem esportes com inclusão e em ambientes livres de violência, fazendo uso de tecnologia desenvolvida que se apoia na prática esportiva com materiais de baixo custo, adaptados em tamanhos e pesos para crianças e jovens. Tem os patrocínios do Itaú, da Rede, da Mondelez Brasil, EDP, Ticket e Abbott, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte/Governo Federal.

A CARAVANA DAS ARTES promove oficinas de formação de educadores dentro da metodologia “Viva com Arte” e oficinas de liderança juvenil em literatura e em comunicação.

Futebol é um dos esportes da Caravana (IEE/ Divulgação)

Futebol é um dos esportes da Caravana (IEE/ Divulgação)

Sobre o Programa Ação Saudável – Idealizado em 2010, pela Mondelez International Foundation e Mondelez Brasil, o Ação Saudável é um programa de promoção de qualidade de vida baseado em três pilares: nutrição, incentivo à prática de atividades físicas e engajamento da comunidade. Com atuação em 1.000 escolas públicas dos estados de São Paulo, Pernambuco e Paraná, a iniciativa contribui para o desenvolvimento das comunidades, a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e promove a mudança de comportamento das famílias. Hoje, o programa atende mais de 350.000 crianças, conta com mais de 15.000 professores capacitados e, desde o seu início, impacta mais de 1 milhão de pessoas. O Ação Saudável conta com três reconhecidas instituições Inmed Brasil, Instituto Esporte & Educação (IEE) e Evoluir Educação para a Sustentabilidade e foi reconhecido como uma das “50 Iniciativas do Bem”, no ano de 2014.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.

Dentre os Parceiros do IEE estão Mondelez Brasil, Fundação Mondelez International, Rede, Itaú, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Petrobras, NIKE, Instituto Península, Nestlé, Novelis, EDP/Instituto EDP, CIELO, Vale, Monsanto, Abbott, Estácio, Yamana, Roche, BTG Pactual, Deutsche Bank, Ticket, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Desenvolve SP, Chevron, Grupo Baumgart, Merial, Eaton, Netshoes, Fabrica de Cidadania/Ache.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai

Mais informações no site do IEE: www.esporteeducacao.org.br/ e no Facebook do Instituto Esporte Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo