Aquidauana e Anastácio recebem congresso internacional como programação dos 150 anos da Retirada da Laguna

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Campo Grande (MS) – Como programação da comemoração dos 150 anos da Retirada da Laguna, foi aberto na noite do dia 17 de maio, terça-feira, no campus da UFMS em Aquidauana, o I Congresso Internacional de História Regional: Pensando a Guerra do Paraguai e o Processo de Consolidação dos Estados Nacionais da Bacia do Rio da Prata. O evento aconteceu também no dia 18 e termina hoje, e está sendo realizado em Aquidauana (UFMS) e Anastácio (Centro de Convenções). A organização é da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) – Seção Aquidauana, e da Associação Nacional de História (ANPUH) – Seção Mato Grosso do Sul. A Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), a Fundação de Cultura de MS e a Fundação de Turismo de MS são parceiras institucionais do evento.

No dia 17 foi realizada a abertura solene com a conferência “O Brasil na Guerra”, ministrada pelos professores doutores Mario Maestri, Mauro Cesar Silveira e o coronel mestre Wellington Corlet dos Santos, no anfiteatro I da UFMS, em Aquidauana.

No dia 18, a programação foi iniciada pela manhã, com a conferência “Turismo de Guerra”, ministrada pelo professor doutor Nilson César Fraga, no Centro de Convenções de Anastácio. No período da tarde foi realizada a primeira mesa de debates, com o tema “O Pós Guerra”, no anfiteatro da UFMS, unidade I. Às 18 horas houve o lançamento dos livros de Marcos Faustino e Maria Teresa Garritano Dourado. Às 19h30 foi aberta a conferência com o tema “O Paraguai na Guerra”, com os professores doutores Fabio Anibal Goiris e Fabricio Vázquez, e o professor mestre Jorge Coronel Prosman.

O secretário de Cultura, Athayde Nery, foi homenageado com a Medalha Visconde de Taunay, instituído pela Câmara Municipal de Anastácio. Foram, ao todo, sete homenageados agraciados com a comenda, no evento, na quarta-feira. “Fiquei muito honrado com essa homenagem. A Câmara Municipal de Anastácio resgata um dos mais dramáticos momentos da história do nosso país. Este é um momento de se refletir a respeito disso. Os quatro sentidos humanos foram provocados, como o medo, o amor, o ódio e o dever. A Guerra do Paraguai mudou a feição territorial de Mato Grosso do Sul. Precisamos debater este acontecimento para que não seja uma ferida aberta, e sim uma cicatriz, sem vencidos e vencedores. É um momento histórico que deve ser resgatado”, afirma o secretário.

Hoje, 19 de maio, último dia do Congresso, as atividades foram iniciadas no período da manhã com uma série de comunicações e apresentações de trabalhos em banner. À tarde acontece a segunda mesa de debates, com o tema “O Pós Guerra” e à noite, às 19 horas, será realizada a conferência sobre “Uruguai e Argentina na Guerra”, com os professores doutores Eduardo Palermo, Maria Teresa Guarritano Dourado, e o professor mestre Sergio Sanchez. O evento termina às 21 horas, com show do Grupo Acaba, também no anfiteatro da UFMS, unidade I.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo