Terremoto de 5,6 graus na Escala Richter atinge o Japão

Um terremoto de magnitude de 5,6 graus na Escala Richter atingiu na manhã desta segunda-feira (16/05) a Região Central do Japão, incluindo a capital Tóquio. Ainda não há informações sobre danos e/ou vítimas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o tremor aconteceu por volta das 09h13min (horário de Brasília) e as 21h23min (horário local). Até o momento não foi emitido alerta de tsunami.

Segundo dados da Agência Meteorológica do Japão (JMA – sigla em inglês), o terremoto ocorreu a 40 km de profundidade, com epicentro na província de Ibakari, a 120 km de distância da capital Tóquio.

Testemunhas disseram que o tremor foi sentido nas cidades de Ibakari. Tochigi, Saitama, Chiba e Tóquio, tendo alguns prédios balançados. Nos arredores da capital japonesa o sismo foi de maior intensidade, tendo ocorrido deslizamento de terra em algumas rodovias.

O terremoto de hoje acontece um mês após os dois tremores que atingiram a Ilha de Kyushu, no Sudoeste do país, e que causou a morte de 48 pessoas e deixou mais de 1.200 feridas.

Na ocasião, 125 mil pessoas foram obrigadas a deixar temporariamente suas casas, devido as réplicas dos abalos sísmicos.

O Japão encontra-se localizado em uma área chamada de ‘Anel de Fogo’, uma das regiões mais sísmicas e ativas do planeta, e que registra com frequência tremores de terra.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo