Dilma é afastada por 180 dias e Temer assume a presidência

Dilma Rousseff, presidente afastada do cargo pelo Senado Federal – Foto: Agência Brasil

Dilma Rousseff, presidente afastada do cargo pelo Senado Federal – Foto: Agência Brasil

O plenário do Senado Federal aprovou por 55 votos a favor o afastamento, por até 180 dias, da presidente Dilma Rousseff (PT), acusada de ter cometido crimes de responsabilidade, as chamadas ‘pedalas fiscais’. O vice Michel Temer (PMDB) assumirá o cargo até o julgamento final a ser realizado pelo Congresso Nacional em data ainda a ser definida.

Ao todo, 81 senadores estiveram presentes no plenário da casa, tendo 55 votado a favor do impedimento da presidente e 22 votado contra. O presidente do Senado, Renan Calheiros, não votou e outros dois, Jader Barbalho (PMDB) e Eduardo Braga (PMDB), faltaram à sessão, tendo ambos apresentados atestados médicos.

Eram necessários 41 votos (maioria simples) favoráveis para o afastamento da presidente Dilma Rousseff, mas o placar dessa quinta-feira (12/05) atingiu 54 votos, ou seja, 2/3 do Senado.

Analistas políticos ouvidos pela equipe de reportagem do Campo Grande Notícias acredita que será praticamente impossível o Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e a presidente afastada Dilma Rousseff, reverter essa situação durante o julgamento final, a ser presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

Senadores a favor do impeachment comemoram o afastamento da presidente Dilma Rousseff – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Senadores a favor do impeachment comemoram o afastamento da presidente Dilma Rousseff – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A sessão que causou o afastamento da presidente Dilma Rousseff começou às 10 horas (horário de Brasília) de quarta-feira (11/05) e adentrou a madrugada de quinta-feira (12/05). Foram mais de 20 horas de deliberações antes da votação propriamente dita.

Tanto Dilma Rousseff, quanto Michel Temer, serão notificados da decisão do Senado Federal na manhã de hoje. Um senador, cujo nome ainda não foi divulgado, deverá entregar as respectivas notificações a partir das 10 horas (horário de Brasília) de hoje.

No período em que estiver afastada da Presidência da República, Dilma Rousseff terá o direito de permanecer no Palácio da Alvorada (residência oficial), além de seguranças, assistência médica, remuneração integral, transportes aéreos e terrestres, assessores, e equipes de limpeza.

O Processo de Impeachment permanece em curso no Senado Federal. A Comissão agora, passará a coletar provas, realizar perícias ouvir testemunhas, tanto da acusação quanto da defesa, antes de instruir o processo.

Para que a presidente Dilma Rousseff seja afastada definitivamente são necessários 2/3 dos 81 votos de senadores. A data para que isso ocorra ainda não foi definida pelo presidente do Senado Federal, Renan Calheiros.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo