Deslizamento de terra deixa 41 desaparecidos no Sudeste da China

Deslizamento de terra na China deixou 41 pessoas soterradas neste domingo (08/05). – Foto: Stringer/Reuters

Deslizamento de terra na China deixou 41 pessoas soterradas neste domingo (08/05). – Foto: Stringer/Reuters

Um deslizamento de terra ocorrido na madrugada deste domingo (08/05) na cidade de Taining, na Província de Fujian, no Sudeste da China, deixou pelo menos 50 pessoas soterradas. Nove pessoas foram resgatadas com vida, com ferimentos considerados leves, mas 41 ainda permanecem desaparecidas sob toneladas de terra.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a avalanche de terra, lama e pedra arrasou uma Central Hidráulica que estava sendo construída na região. As autoridades locais ainda não sabem ao certo o número de pessoas que estavam na obra.

A Agência de Notícias Xinhua informou agora a pouco que cerca de 100 mil m³ cúbicos de lama, terra e pedra desceram pela encosta, arrasando tudo o que estava pela frente.

Equipes de resgate, bombeiros e policiais foram mobilizados para atender a ocorrência e socorrer possíveis vítimas. Ao todo, foram mobilizadas 400 pessoas, que trabalham arduamente em busca de sobreviventes.

O presidente da China, Xi Jinping, exigiu que as autoridades locais da cidade de Taining intensifiquem os esforços de resgate das vítimas, e que iniciem o mais rapidamente possível as investigações para apurar as causas do acidente.

Xi Jinping determinou ainda, que os responsáveis pela tragédia sejam identificados, processados e punidos.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que na realidade o desmoronamento pode ter sido causado pelas fortes chuvas que atingiram a região.

Em dezembro de 2015, no entanto, um deslizamento de terra próximo a cidade chinesa de Shenzhen soterrou 77 pessoas. Na ocasião, o governo culpou as violações das regras de segurança de construção e determinou que sete pessoas responsáveis pelo acidente fossem presas.

Com informações das Agências France e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo