CBMAE e Cejusc da ACICG realizam 6ª Semana da Conciliação

Energisa e Águas Guariroba estarão na sede da Associação Comercial para realizar negociações; expectativa é que a procura pela conciliação aumente em até 20%.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de resolver conflitos dos campo-grandenses com pessoas físicas ou empresas, de 9 a 13 de maio, a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem (CBMAE) da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) promovem a 6ª Semana da Conciliação. O atendimento será realizado das 08h às 18h, na ACICG, localizada na Rua 15 de novembro, 390, Centro.

De acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC, a inadimplência do consumidor obteve alta de 2,8% no acumulado em 12 meses, até março. Somente no primeiro trimestre do ano, houve elevação de 5,8%, quando comparado ao mesmo período de 2015. No mês de março, a região Centro-Oeste foi a que apresentou maior elevação do indicador, de 1,0%.

Pendência financeira é um dos problemas solucionados pela conciliação, mas segundo o presidente da CBMAE, Roberto Oshiro, “qualquer tipo de conflito pode ser resolvido na Câmara como, por exemplo, questões de direito de família, desentendimentos com vizinhos ou entre sócios, e até questões de ação penal privada (como calúnia e difamação)”.

A conciliação é uma forma de solução rápida, eficiente e econômica de resolver conflitos extrajudiciais e também ajuizados, pois acontece sem a participação de advogados e oferece total segurança jurídica. Nesse método, um conciliador tem a função de aproximar as partes envolvidas para negociarem diretamente a solução de suas divergências, com neutralidade e imparcialidade. “Nosso objetivo é promover a pacificação social e contribuir para reduzir o número de processos. As partes acabam mantendo o relacionamento, o que na maioria das vezes não acontece em um processo judicial” completa Oshiro.

Em 2015, a Semana de Conciliação contabilizou 415 audiências, 40% a mais que na edição anterior. A taxa de sucesso dessa edição foi de 74%, resultado da soma de acordos das audiências. Devido à iniciativa de unir as partes envolvidas para resolverem uma pendência financeira, a 5ª edição do evento recuperou R$ 566.956,76, valor 30% maior que em 2014. Já para esta edição, a expectativa é que a procura pela negociação aumente em 20%.

Como participar

As empresas Energisa e Águas Guariroba estarão na sede da Associação Comercial para realizar as conciliações agendadas, e também das pessoas que procurarem o atendimento sem agendamento antecipado. Os interessados em realizar conciliação com outras empresas e pessoas devem procurar a ACICG e solicitar o agendamento da conversa a ser mediada.

Cidadãos com casos de pendências financeiras devem apresentar-se diretamente na secretaria da CBMAE/ACICG, munidos de cópias dos seguintes documentos: RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação, comprovante de residência e extrato da negativação do SCPC, ou ainda qualquer outro documento que comprove o vínculo com a empresa (contrato, faturas, boleto, etc.). A Câmara vai convidar o estabelecimento credor para uma audiência de tentativa de conciliação do débito. Para outros casos de conflito é preciso buscar mais informações pelo telefone (67) 3312-5063.

O interessado em resolver um problema por meio da conciliação também deverá contribuir com uma lata ou pacote de leite em pó, por procedimento. O donativo será doado a uma instituição filantrópica.

Serviço

6ª Semana da Conciliação

Data: 9 a 13 de maio

Horário: 8h às 18h

Local: Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem da ACICG

Endereço: na Rua 15 de novembro, 390, Centro.

Investimento: uma lata ou pacote de leite em pó

Mais informações: (67) 3312-5063

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo