SENGE MS conquista o direito do piso salarial dos engenheiros junto a empresa de saneamento de Mato Grosso do Sul

O acordo para o cumprimento do piso salarial do engenheiro foi assinado entre o Sindicado dos Engenheiros e a Sanesul.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso do Sul a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul S.A. – SANESUL firmaram um acordo para o cumprimento da Lei Federal nº 4.950-A/1966, que estabelece o salário mínimo profissional do Engenheiro. A assinatura de comum acordo aconteceu no último dia cinco de abril.

A conquista para os engenheiros da Sanesul é resultado da ação eficiente do SENGE-MS, em apoio e busca constante dos direitos dos engenheiros pela remuneração mínima estabelecida pela lei.

A batalha para o cumprimento da Lei pelo órgão começou em 2013, quando os engenheiros do grupo Engenharia-SANESUL buscaram apoio do SENGE para representar sua insatisfação com a remuneração inicial, solicitando que a empresa abrisse um canal para discussão e acordo sobre a questão salarial. Após insistir em notificações sobre o assunto, o grupo foi substituído nos termos da lei, pelo SENGE-MS na condução de uma ação judicial que requereu, em síntese, o cumprimento da lei do piso salarial.

Segundo o presidente do SENGEMS, Jean Saliba, o sucesso da ação se deve ao fato dos engenheiros sindicalizados da empresa de saneamento ter vislumbrado na entidade, a melhor via para garantia dos seus direitos, participando ativamente, junto do corpo jurídico do SENGE-MS, da condução das negociações de acordo proposto pela empresa em fevereiro de 2016, e principalmente no bom senso e vontade da diretoria da Sanesul em valorizar seus profissionais.

“Uma vitória do bom senso e do reconhecimento dos serviços que os engenheiros e a empresa prestam à sociedade”, disse Saliba.

Para extinguir a ação, os profissionais irão receber a remuneração de 8,5 salário mínimos para jornada de 40 horas/semana e a garantia de reajuste anual para atendimento do piso, mantendo todos os ganhos salariais até o momento do acordo. A data-base do acordo é o mês de março de 2016 já estado garantia a remuneração no mês de abril/2016.

Segundo o Engenheiro Eletricista André Luis Tadashi “Esta é uma conquista na valorização profissional do engenheiro na Empresa de Saneamento (SANESUL)”.

De acordo com o presidente do SENGE-MS, a entidade continuará atuando na busca e garantia dos direitos dos engenheiros, e para atingir uma valorização profissional crescente, buscará, cada vez mais, melhores condições de desenvolvimento da engenharia no Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo