Guarda Costeira Italiana resgata cerca de 1.800 imigrantes no Mar Mediterrâneo

Guarda Costeira da Itália resgatou cerca de 1.800 imigrantes que tentavam chegara Europa – Foto: Marina Militare/Reuters

Guarda Costeira da Itália resgatou cerca de 1.800 imigrantes que tentavam chegara Europa – Foto: Marina Militare/Reuters

A Guarda Costeira da Itália resgatou entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira (06/05) 1.759 imigrantes em barcos que tentavam chegar ao país através do Mar Mediterrâneo.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, os imigrantes tentavam cruzar o Norte da África em direção a Itália, quando foram interceptados. A bordo estavam homens, mulheres e crianças, que tentavam fugir da guerra civil em seus países de origem.

A Marinha Italiana divulgou um comunicado oficial à imprensa informando que nas últimas 24 horas foram interceptadas 15 embarcações com imigrantes, e que este número elevado pode indicar um crescimento na opção pela travessia arriscada, impulsionado pelo aumento gradativo das temperaturas na região.

Duas fragatas italianas estão seguindo em direção a Região da Sicília com alguns imigrantes. As nacionalidades dos refugiados ainda não foram divulgadas.

Com essa nova leva de refugiados, o total de imigrantes na Itália alcançou a marca de 30 mil imigrantes, número maior do que o mesmo registrado no mesmo período de 2015.

Organizações humanitárias informaram agora a pouco, que a maioria dos imigrantes resgatados hoje vieram da Síria e a Líbia, que atualmente encontram-se em Guerra Civil.

A intenção dos imigrantes, segundo essas organizações, não é permanecer na Itália, mas sim solicitar asilo em outros países da Europa, como Grécia e Alemanha.

A União Europeia (UE) vem tentando um acordo com a Turquia para tentar diminuir a chegada de imigrantes a Europa, e já conseguiu reduzir consideravelmente o número de imigrantes que chegam a Grécia.

Países que fazem fronteira com a Grécia fecharam com cerca todas as entradas e saídas, fazendo com que milhares de imigrantes ficassem retidos em solo grego, causando dessa forma uma crise humanitária sem precedentes.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que mais de 1,2 milhão de pessoas, fugindo de guerras e da pobreza extrema, já deixaram seus países de origem desde o início de 2015 em direção a Europa.

O Papa Francisco disse na manhã desta sexta-feira (06/05), lamentar a posição “arraigada” de alguns governantes europeus, que mantém cercados imigrantes que buscam fugir das guerras e da pobreza.

Sonho com uma Europa onde ser imigrante não é crime”, disse o Papa Francisco.

O que aconteceu com você, a Europa do humanismo, a campeã dos direitos humanos, da democracia e da liberdade? O que aconteceu com você, Europa, lar de poetas, filósofos, artistas, músicos e homens e mulheres de letras?”, perguntou o pontífice a líderes europeus durante uma cerimônia, na qual estava presente a chanceler alemã Ângela Merkel.

Com informações das Agências France Presse e EFE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo