Com qual idade começamos a aprender?

Luciana Brites – Foto: Divulgação

Luciana Brites – Foto: Divulgação

Com que idade uma criança começa a aprender? Para quem não sabe, aprendizagem é algo que começa muito antes da fase escolar. De modo geral, começa aos quatro meses de gestação. Mas por que essa informação é tão importante? Pois, a partir desse entendimento podemos compreender a forma correta de cuidar de um período da vida que achamos que não tem tanto significado: a gestação.

Mas o que acontece no quarto mês de gestação? Trata-se de uma fase fundamental, pois se inicia a formação do aparelho auditivo e da propriocepção, isto é, a movimentação da criança na barriga da mãe. Qual influência que o desenvolvimento no período intraútero tem no desenvolvimento das crianças?

Há uma experiência muito interessante e reveladora que aconteceu no Estados Unidos. Alguns pesquisadores fizeram um experimento com aproximadamente dez mães. Durante a gravidez, eles colocaram fones de ouvido na barriga delas. Então, tocaram uma música, a mesma do quarto ao nono mês de gestação.

Eles perceberam que, quando essas crianças nasceram, ao ouvir a música que tocou naquele período da gestação, seus batimentos cardíacos e seus movimentos eram diferentes do que quando expostas a músicas que nunca tinham ouvido. Constatou-se que ela reconheceu aquele som.

Isso revela a importância do desenvolvimento intrauterino para o processo de aprendizagem da criança lá na frente. Por esse motivo, as gestantes precisam ser muito bem cuidadas. Por exemplo, necessitam seriamente de bom um suporte nutricional, não podem beber muito menos fumar.

O motivo é porque todo esse desenvolvimento intrauterino vai ter total relevância para o desenvolvimento da aprendizagem da criança quando crescer. Por isso, não dá para separar saúde de educação.

Você pode perceber por que temos tantas crianças que muitas vezes têm dificuldades em nossas escolas. Por isso, precisamos refletir nessas perguntas: como foi a gestação dessa mãe? Como foi a sua nutrição?  Será que ela teve acesso a médicos? Será que teve acesso a uma estrutura?

Esses fatores são fundamentais, pois o processo de aprendizagem escolar, que acontece por volta dos cinco e seis anos, depende de uma estrutura que essa criança possa aprender e se desenvolver. Ela não aprende quando entra na escola. Na verdade, lá ela dá continuidade a um processo que deve ser estimulado desde a barriga da mãe.

http://www.facebook.com/neurosaber/videos/vb.646297662122954/982420105177373/?type=2&theater

* Luciana Brites, psicopedagoga e psicomotricista da Neuro Saber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo