Marinha realiza testes com mísseis no litoral Brasileiro e afunda corveta desativada

A Marinha do Brasil realizou este mês, exercícios militares no litoral brasileiro e afundou uma corveta desativada – Foto: Marinha do Brasil/Divulgação

A Marinha do Brasil realizou este mês, exercícios militares no litoral brasileiro e afundou uma corveta desativada – Foto: Marinha do Brasil/Divulgação

A Marinha Brasileira divulgou na tarde desta quinta-feira (28/04), a informação de que militares da corporação realizaram no litoral brasileiro, entre os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, manobras e testes com mísseis anti-navio modelos Exocet e Penguim.

Uma embarcação da própria Marinha, modelo Corveta, que havia sido desativa há meses, foi afundada durante as manobras militares. Um comandante que acompanhava as operações de um helicóptero SH-16 Seahawk, disse ao final das manobras, “Impacto no alvo, câmbio”.

De acordo com informações do Centro de Comunicação Social da Marinha do Brasil, as manobras militares, batizada de ‘Operação MISSILEX 2016’, foi realizada entre os dias 11 e 20 deste mês, na região marítima entre os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O exercício envolveu o lançamento de um míssil Exocet, a partir da Fragata União F45, contra o alvo, uma Corveta da classe Frontin, que havia sido desativada.

Já o míssil Penguim pesa cerca de 385 quilos, sendo até 130 kg de explosivos, e o restante do peso formado por componentes. É uma arma do tipo ‘ar-mar’ ou ‘mar-mar’, podendo ser lançado a partir de helicópteros, aviões, e/ou mesmo, embarcações.

A arma/míssil persegue o alvo orientado por um radar, sensor vermelho e um sistema sofisticado de mira a laser, o qual fica instalado no próprio míssil, que explode assim que toca o alvo.

O míssil Penguim foi desenvolvido pela Empresa Köngsberg Defence & Aerospace, especializada em material bélico, e originária da Noruega. Além do Brasil, Estados Unidos, Suécia e Turquia utilizam este tipo de arma.

Com informações do Centro de Comunicação Social da Marinha do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo