Vice-campeão sul-americano, Augusto Olinto é mais uma atração no Festival Santos de Longboard, no Quebra-Mar

Sem patrocínio, surfista de Ubatuba vende tapioca na praia e trabalha como pintor para ganhar a vida.

Surfista Augusto Olinto – Foto: Olmair Raposo

Surfista Augusto Olinto – Foto: Olmair Raposo

Quem vê o vendedor de tapiocas numa food bike na Praia Vermelha do Centro, em Ubatuba, talvez não imagina que ele é o atual vice-campeão sul-americano de longboard, pelo ranking da World Surf League (WSL). Sem patrocínio, Augusto Olinto não desanima e junto com a esposa, Fabiana, tem o negócio na praia, para ganhar a vida. “Na baixa temporada, trabalho como pintor”, acrescenta o surfista de 24 anos, que tem como expectativa o título mundial da categoria.

Na quinta e sexta-feira (21 e 22), ele será mais uma grande atração no Festival Santos de Longboard, nas ondas da Praia do José Menino, junto ao Quebra-Mar, no Parque Municipal Roberto Mario Santini. A expectativa é garantir uma boa atuação e, ao mesmo tempo, entrar no clima do evento, de confraternização. “Surfar de longboard é o que mais me enriquece e poder surfar em Santos com vários longboarders amigos vai ser demais”, exalta.

“Ficamos bastante tempo sem campeonatos e voltando, conseguimos mostrar o nosso surf. Esse campeonato valorizará muito”, acrescenta Augusto, que já conhece bem as ondas de Santos. “Já competi uns cinco campeonatos. É uma onda perfeita para o longboard”, avalia o atual vice-campeão sul-americano, com a conquista no ano passado, no Huanchaco Repalsa Longboard Pro, no Peru, superado apenas pelo campeão mundial, Piccolo Clemente.

Surfista Augusto Olinto – Foto: Olmair Raposo

Surfista Augusto Olinto – Foto: Olmair Raposo

TEAM TOLEDO – Atualmente, ele conta apenas com apoios da Ki-Beirute Esfiharia e Chicos Boards Skate, que o ajudam nas despesas. Apesar da falta de patrocínio principal, Augusto não esmorece e segue trabalhando em sua food bike e como pintor para poder surfar e tentar chegar ao título máximo da categoria, e a obstinação ganhou um aliado recentemente. Ele passou a integrar o Toledo Team, criado pelo top do WCT, Filipe Toledo e seu pai, Ricardinho, para tentar garantir estrutura a surfistas desenvolverem suas carreiras.

“Conheço o Ricardo desde molecote e já tive oportunidade de subir no pódio com ele várias vezes. Eu tinha uns 16 anos. Ele conhece o meu surf, conversamos sempre e, diante de toda a dificuldade que enfrento, tomei a liberdade de enviar o meu portfólio. Logo depois soube que iria fazer parte do Toledo Team. Uma honra para mim”, conta, agradecendo a iniciativa de Ricardinho e também de sua esposa, a Borbo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com patrocínio da Rumo, o Festival Santos de Longboard terá seis categorias, a open, com os profissionais, a júnior (até 20 anos), a feminina, também incluindo tops do Mundial, a kahuna (45 a 49 anos), a gran kahuna (50 a 59 anos) e a pioneiros (60 anos em diante). O evento tem início marcado para quinta-feira, às 8 horas e as finais na sexta, a partir das 11h.

A premiação conta com seis pranchões da New Advance, com shape de Neco Carbone. Na disputa feminina, as finalistas ganharão peças voltadas ao surf da Água Marinha. Destaque também para os produtos da Rubber Sticky. O vencedor da júnior levará um shape de skate Tábua Havaiana e há também quilhas Alma Quilhas e kits da Cinza General Store, Fu Wax Parafinas e Okumura Temakeria para todas as categorias.

O Festival Santos de Longboard 2016 é uma realização da Associação Santos de Surf (ASS), com o patrocínio da Rumo Logística, através de projeto aprovado Programa Municipal de Incentivo e Apoio ao Esporte (Promifae), da Secretaria Municipal de Esportes de Santos. Apoios de New Advance, Cinza General Store, Rubber Sticky, Fu Wax, Okumura Temakeria, TV Tribuna, FMA Notícias, Ph3, MSContent, Alma Quilhas, Tábua Havaiana, Vitshop Semes e Fupes.

Acompanhe todas as novidades sobre os eventos da ASS pelo facebook.com/santos.surf/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo