Curso de Doma Racional do Senar/MS atrai jovens interessados em trabalhar com cavalos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Muitas pessoas dizem que cavalo é coisa para homem, mas, eu não acho. Para mim ele é um amigo”, explica Luciana Oliveira da Silva, 23 anos, uma das alunas no curso de Doma Racional ministrado em Fátima do Sul, na primeira semana de abril. A acadêmica de Ciências e Letras revela sua paixão pelos equídeos e destaca a emoção de amansar um animal chucro: “Aprendi muitas técnicas no curso, mas o melhor foi entender mais sobre os sentidos do animal, eles são sensíveis demais”, complementa.

A capacitação possui 40 horas/aula e tem objetivo de preparar trabalhadores que atuam diariamente com cavalos. Os alunos aprenderão mais sobre o comportamento do animal, o perfil do domador, equipamentos utilizados, além de várias técnicas de manejo. Para o instrutor do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Antônio Carlos Silva, conhecido como ‘Americano’, as pessoas que têm interesse de trabalhar com cavalos precisam estudar a personalidade, ter sensibilidade e paciência. “Trabalho há 30 anos com equídeos e repito, a cada turma, que é preciso se colocar na posição do animal. Eles são as presas e nós os predadores, então temos de conquistar sua confiança e demonstrar que não iremos agredi-lo”, ensina.

Na avaliação de Americano, a turma de Fátima do Sul se destacou pela pouca idade e uma grande vontade de aprender. “Geralmente temos poucas mulheres, mas tivemos três alunas muito dedicadas e uma das que se destacou foi a Luciana, pela observação e paciência no processo da doma”, acrescenta o profissional.

Luciana comenta que sua mãe a avisou sobre o curso do Senar/MS, por intermédio de uma vizinha. “Meu pai sempre trabalhou com cavalos e eu tinha vontade, apesar do contato ser limitado a observá-los. O animal que amansei no curso foi muito interessante, pois, ele era o líder da tropa, então quando consegui sua confiança, os outros animais ficaram menos agitados”, relata orgulhosa.

A colega de curso, Luzicleia Cardoso Cavalheiro, conta que montou em um cavalo pela primeira vez, durante a capacitação. “Adoro cavalos e sempre tive vontade de me aproximar mais, por isso, quando surgiu a oportunidade aproveitei. O instrutor me deixou segura e compreendi que se você não ganhar a confiança do cavalo, não conseguirá montá-lo”, alerta.

Apoio do Sindicato Rural – O presidente do Sindicato Rural de Fátima do Sul, Ricardo Casotti, é um apaixonado por cavalos e comenta que monta desde os cinco anos de idade e tem como esporte, o Laço Comprido. Apesar da experiência e convívio com os animais, elogiou a metodologia do instrutor do Senar: “Eu quis participar do curso e comprovei que não tinha conhecimento adequado. Por isso, recomendo a todas as pessoas que têm vontade ou já trabalham com esse animal incrível”, considera.

Casotti assumiu a presidência da entidade há pouco mais de sete meses e avalia que os cursos oferecidos pelo Senar/MS estão aproximando a população do sindicato, pela forte atuação social. “No início do mês, por meio de uma parceria com uma instituição religiosa mobilizamos a capacitação de cultivo e manejo de horta e agora terminamos o de Doma Racional. Em outra oportunidade, uma ex-aluna no curso de Primeiros Socorros foi aprovada em um concurso público, no município de Dourados. A propaganda boca a boca dos concluintes faz com que a população queira participar de outras opções de aprendizado”, conclui.

Entre os dias 18 e 22 de abril, o curso de Doma Racional será oferecido em quatro municípios de Mato Grosso do Sul: Anastácio, Pedro Gomes, Iguatemi e Miranda, com duas turmas ofertadas. Os interessados em participar das qualificações devem procurar o sindicato rural de sua região, ou pelo telefone do Senar/MS (67) 3320-6900.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo