EDP e Instituto Marlin Azul promovem a terceira oficina do Projeto Animação em Vitória (ES)

Alunos da rede pública de ensino criam as cenas finais do curta-metragem animado.

Oficinas EMEF Neusa Nunes Gonçalves – Foto: Divulgação

Oficinas EMEF Neusa Nunes Gonçalves – Foto: Divulgação

Vitória (ES) – Inspiradas por uma viagem para outros planetas, crianças do ensino fundamental da rede pública de Vitória montarão as últimas cenas do mais novo curta-metragem do Projeto Animação. A realização é do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul, com o apoio do Instituto EDP (IEDP), organização que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP, e patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo.

Desta vez, a oficina sobre a linguagem e as técnicas de animação será realizada entre os dias 11 a 15 de abril, das 13h às 17h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João Bandeira, no bairro Consolação, em Vitória. Alunos criarão, de forma coletiva e colaborativa, as cenas finais do filme, assim como nas demais unidades de ensino.

A animação conta a história de um menino que embarca em uma viagem espacial cheia de descobertas por planetas curiosos e habitantes diferentes. Num dos planetas, os livros e os bichos desapareceram, dando lugar às máquinas. Em outro, as frutas e os legumes foram substituídos por chocolates e salgadinhos.

A edição 2016 do projeto

Na primeira oficina, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Rita de Cássia Oliveira”, em Resistência (14 a 18/03), as crianças criaram o roteiro e começaram a desenhar as primeiras cenas do curta.

Logo depois foi a vez dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Otto Ewald Júnior”, em Itararé (28/3 a 1º/04), darem forma e cores para as cenas através do desenho e do recorte.

Serviço

Projeto Animação – Terceira Oficina

Quando: 11 a 15 de abril

Onde: Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João Bandeira

Endereço: Rua Dr. Américo de Oliveira, 421 – Consolação – Vitória – 29.045-565 – ES

Horário: das 13h às 17 horas

As oficinas

Em cada oficina, os alunos são estimulados a usar a imaginação e a criatividade para inventar uma história que eles transformarão em filme, dando vida aos cenários e personagens com as diferentes técnicas de animação como desenho 2D, animação em massinha, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital). Por meio de atividades de leitura, pesquisa e discussão de ideias, as crianças e adolescentes escrevem um roteiro de forma coletiva com a orientação de uma animadora.

A parceria IEDP e Instituto Marlim

Desde 2013, o Projeto Animação conta com o patrocínio da Distribuidora da EDP que atua no Espírito Santo e apoio do Instituto EDP. Nos últimos três anos, a parceria resultou na produção de outros filmes: “O Maestro do Tempo”; “Dinossauro Rex” (2014); “Nada, Nadador” (2015); “O Bruxo do Cosme Velho” (2015) e “A Árvore de Humberto” (em lançamento). Um exemplo da inventividade e qualidade da produção resultantes da parceria pode ser visto no youtube.com/institutoedp. Basta colocar na busca: Instituto EDP – Vinheta do Gato.

Projeto Animação

Criado em 2001, o Projeto Animação tem por objetivo desenvolver as formas de expressão através da iniciação de alunos da rede pública na linguagem e nas técnicas do cinema de animação. Os alunos da rede pública têm a oportunidade de se expressar através da arte, exercitar a criatividade, despertar a imaginação e construir, coletivamente, uma obra audiovisual.

A cada edição, um novo filme é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes da rede pública municipal.

Desde a criação do projeto foram realizados os seguintes curtas-metragens: “Mangue e Tal” (2002); “Portinholas” (2003); “Zen ou Não Zen? Eis a questão” (2004); “Vitória pra Mim” (2005); “Albertinho” (2006); “Ele” (2007); “Mestre Vitalino e Nós no Barro” (2008); “Um Fio de Esperança” (2009); “As Curvas de Niemeyer” (2010); “O Maestro do Tempo” (2013); “Dinossauro Rex” (2014); “Nada, Nadador” (2015); “O Bruxo do Cosme Velho” (2015) e “A Árvore de Humberto” (em lançamento).

Depois do lançamento, em cada edição, as obras seguem um roteiro de mostras e festivais locais e nacionais, multiplicando o acesso aos conteúdos por públicos de diferentes idades. Os filmes também são distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, cinematecas, cineclubes e pontos de cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo