Resultado alcançado com o Agrinho é inspiração para lançamento em MS

O evento está marcado para quinta-feira, 14, na sede da Casa Rural.

Foto: Famasul/Divulgação

Foto: Famasul/Divulgação

Na Escola Municipal Coronel João Alves Lara, em Aparecida do Taboado, 75 alunos do ensino fundamental irão participar do Agrinho em 2016. E as expectativas são boas. “Participamos do treinamento junto aos professores e gostamos muito do material apresentado e do método de aplicação. Tenho certeza que as crianças ficarão encantadas com o conteúdo”, ressalta a coordenadora educacional da instituição, Ângela Farias. É com este ânimo que o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS lança, na quinta-feira (14), às 10h, mais uma edição do programa que pretende transformar vidas por intermédio do conhecimento.

Os resultados obtidos em 2015 incentivaram muita gente. No ano passado, 20 municípios participaram da iniciativa. Este ano o número dobrou. Entre escolas públicas estaduais e municipais, o Agrinho passou de 170 instituições para 348, aumento de 105%. A estimativa é beneficiar 120 mil alunos do ensino fundamental.

Em Jardim temos um exemplo de inspiração. “Foi desafiador e interessante. A iniciativa reuniu todo o corpo educacional que não mediu esforços para integrar disciplinas como no caso da matemática, ciência e artes, trabalhando juntas com um material rico e plural. Realizamos ações como feiras, confraternizações e exposições dos trabalhos realizados pelos alunos”, avalia a diretora da Escola Estadual Coronel Juvêncio, Roseli Aparecida Dias Garcia. A escola, que já recebeu o treinamento com os professores para 2016, comemorou 67 anos homenageando os envolvidos com o Agrinho em 2015.

“Em viagens pelo interior do Estado, temos percebido a receptividade dos parceiros, como os sindicatos rurais, prefeituras e secretarias de educação, com a chegada do Agrinho. É gratificante ver tantos envolvidos com o mesmo entusiasmo e olhando na mesma direção. A iniciativa é muito mais que um método, é uma ação de responsabilidade social que prepara crianças e jovens para uma jornada que conecta campo e cidade, com ações dinâmicas e criativas, apresentadas pelos nossos exemplos: os professores”, afirma o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito.

Participam do lançamento na sede da Casa Rural, representantes das escolas participantes do Agrinho, o vice-presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler; o diretor tesoureiro, Luis Alberto Moraes Novaes; a coordenadora educacional, Terezinha Cândido; o diretor executivo, Lucas Galvan; e o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, além de lideranças rurais e políticas do Estado.

Sobre o Agrinho MS – O Agrinho é desenvolvido em parceria com o Governo Estadual por meio das Secretarias de Estado de Educação, Semade – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Sepaf – Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar e da SECTEI – Secretaria de Cultura, Turismo, tecnologias e Inovação e com as Prefeituras Municipais, por meio das Secretarias Municipais de Educação e os 68 Sindicatos Rurais vinculados à Famasul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo