Governo Austríaco pretende expropriar casa onde Hitler nasceu

Prédio onde o ditador nazista Adolf Hitler nasceu, e que deve ser expropriado pelas autoridades. A casa fica localizada em Braunau am Inn, na Áustria – Foto: Joe Klamar/AFP

Prédio onde o ditador nazista Adolf Hitler nasceu, e que deve ser expropriado pelas autoridades. A casa fica localizada em Braunau am Inn, na Áustria – Foto: Joe Klamar/AFP

O Governo da Áustria anunciou esta semana, a decisão de expropriar a casa onde o ex-ditador alemão Adolf Hitler nasceu, impedindo dessa forma que o imóvel seja transformado e museu e, consequentemente, um templo neonazista.

A casa fica localizada na cidade de Braunau am Inn, e desde 2011 encontra-se vazia, porém conservada O imóvel em questão pertence a Gerlinde Pommer, que decidiu não vender.

O Ministério do Interior da Áustria teme que após o falecimento da proprietária, seus herdeiros possam vender o imóvel para algum neonazista, que legalmente poderia transformar a casa em um templo.

Segundo o porta-voz do ministério, Karl-Heinz Gründboeck, a expropriação do imóvel é a única forma de garantir que o mesmo não seja utilizado pelos simpatizantes do fascismo e nazismo.

“Nos últimos anos chegamos à conclusão de que a expropriação é a única forma de evitar que o edifício seja usado em benefício dos (simpatizantes) nazistas”, disse Karl-Heinz Grundboeck.

Ainda segundo o porta-voz, o ministério está verificando a legalidade de um decreto de expropriação, para somente depois tomar todas as medidas judiciais legais para a adoção da medida.

Karl-Heinz Grundboeck declarou que caso ocorra de fato a expropriação, a atual proprietária será indenizada.

Adolf Hitler nasceu neste imóvel em 20 de abril de 1889, e na parede da casa existe uma placa que dá pistas sobre sua particularidade. A placa contém a seguinte frase: “A favor da paz, da liberdade e da democracia. Fascismo nunca mais, advertem milhões de mortos”.

O imóvel encontra-se fechado e vazio desde 2011, por determinação de Justiça, depois que o governo austríaco iniciou uma batalha judicial com a atual proprietária.

A família de Gerlinde Pommer é proprietária do imóvel há mais de um século, com exceção de um breve período durante a Segunda Guerra Mundial, quando a casa foi expropriada pelos nazistas.

Em 1972, o governo austríaco alugou o imóvel e o transformou em um centro para deficientes, mas em 2011 o contrato foi rompido abruptamente pela proprietária que se negou a permitir reformas no prédio considerado histórico. Segundo ela, as obras iriam descaracteriza a edificação.

Gerlinde Pommer também rejeitou por diversas vezes ofertas de compra do imóvel, inclusive do Ministério do Interior.

Braunau am Inn possui atualmente cerca de 17 mil habitantes e a maioria é a favor que o local seja transformado em um centro de refugiados. Outros, no entanto, desejam que prédio seja transformado em um museu dedicado a libertação da Áustria.

Há uns poucos residentes que preferem que o prédio seja demolido, mas como a edificação foi tombado pelo Patrimônio Histórico, encontra-se protegido por Lei.

A cada ano, na data de nascimento de Adolf Hitler, dezenas de neonazistas costumam se concentrar na frente do prédio, localizado no número 15 da Rua Salzburger Vorstadt.

Com informações da Agência France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo