Quarteto do Shimano Sports Team garante prata para o Brasil no Team Relay do Pan-Americano

Competição internacional de mountain bike segue entre sexta-feira (1º) e domingo (3), em Catamarca, na Argentina, com 14 atletas patrocinados pela marca.

Cadu Polazzo, Zé Gabriel, Lucas, Raiza e Pscheidt (CBC/Divulgação)

Cadu Polazzo, Zé Gabriel, Lucas, Raiza e Pscheidt (CBC/Divulgação)

São Paulo (SP) – O Brasil começou bem a 20ª edição do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike, em Catamarca, na Argentina. Representado por quatro ciclistas do Shimano Sports Team, Ricardo Pschiedt (Trek/Shimano), José Gabriel Marques (Audax/Shimano), Lucas Sírio e Raiza Goulão (ambos Specielized Racing BR), o País conquistou sua primeira medalha na competição, a prata no Team Relay, realizado nesta quinta-feira (31). O ouro ficou com a seleção colombiana e o bronze com a Argentina, em uma disputa que reúne atletas de diferentes categorias.

Zé Gabriel, atleta sub-23, foi o primeiro brasileiro a entrar na pista, deixando o posto de quinto colocado para Lucas Sirio, da júnior, que terminou a segunda volta em quarto lugar. Os atletas da elite finalizaram com Raiza Goulão, em boa fase e colocando o Brasil mais próximo do pódio, na terceira colocação, e Ricardo Pschiedt, último a largar, mantendo o bom ritmo de Raiza e cruzando a linha de chegada também em terceiro. Os argentinos, que haviam ficado em segundo, receberam uma punição e com isso o Brasil subiu uma posição no pódio.

Zé Gabriel Marques (Thiago Lemos /pedal.com.br)

Zé Gabriel Marques (Thiago Lemos /pedal.com.br)

“A minha volta não foi tão redonda como eu imaginava, mas, mesmo assim, acabou sendo boa. Após o aquecimento me senti um pouco cansada e com as pernas pesadas. Logo na largada forcei bastante, para tentar buscar as rivais que estavam na liderança. Cometi alguns erros durante o percurso, mas cheguei bem próxima da argentina Agustina Apaza, que foi punida pela troca do uma roda durante a sua participação. Ficamos muito contentes de subir ao pódio. Foi um ótimo começo de Pan-Americano”, relatou Raiza Goulão.

Com o resultado, o Brasil somou mais 75 pontos no ranking das nações, feminino e masculino, favorecendo o País na busca por mais uma vaga na Rio 2016, além das duas garantidas ao país-sede em ambos os gêneros. Pelo critério de classificação da UCI (União Ciclística Internacional) para a Olimpíada, os cinco países que lideram o ranking olímpico masculino têm direito a três vagas. Do 6º ao 13º colocado serão disponibilizadas duas vagas, e do 14º ao 23º haverá apenas um representante. Já na disputa feminina, as oito primeiras nações têm direito à duas vagas, do nono ao 17º lugar conquistam uma vaga. O Brasil figura atualmente em 12º lugar no ranking olímpico feminino e 14º no masculino.

Raiza Goulão (Fabio Piva /pivaphoto.com)

Raiza Goulão (Fabio Piva /pivaphoto.com)

Mais disputas – Além dos quatro ciclistas que já competiram nesta quinta-feira, a Shimano estará representada por outros dez atletas brasileiros em Catamarca. Bruna Elias (SPZ Racing BR) será a primeira a competir no Cross Country Olímpico (XCO), nesta sexta, às 9h. No sábado (2), será a vez dos três atletas Shimano da júnior irem à pista do XCO, às 14h: Mario Couto (LM/Sense de MTB), Lucas Sírio e Luiz Renato Borges (Isapa/Oggi/Shimano). Já na sub-23, Karen Olimpio (Isapa/Oggi/Shimano) encerrará o dia dos brasileiros às 16h.

No domingo, Zé Gabriel volta a competir, na sub-23, ao lado de seu companheiro de Shimano Sports Team, Érick Bruske (Specialized Racing BR). Na elite feminina, às 12h, Raiza Goulão busca sua primeira medalha na principal categoria do XCO, enquanto Sofia Subtil (Audax/Shimano) faz sua estreia na elite. Por fim, Ricardo Pscheidt, Luiz Cocuzzi (Lar/Shimano/Scott), Guilherme Muller (LM/Sense de MTB), Frederico Mariano e Sherman Trezza (ambos Caloi Elite Team) fecham a participação dos atletas patrocinados pela marca, às 14h30, correndo na elite.

“Não será uma corrida fácil. Os argentinos estão muito bem preparados e motivados por estarem em casa, e os canadenses e norte-americanos, além dos ciclistas da Colômbia, também são de altíssimo nível”, define Ricardo Pscheidt. “Tanto eu como os demais atletas brasileiros estamos empenhados e vamos em busca de fazer o melhor papel possível, para ajudar o Brasil a garantir a segunda vaga olímpica. Sei que tanto os meus pontos quanto do Rubinho Valeriano e do Henrique Avancini contribuirão muito para termos mais uma vaga”, completa Pscheidt.

Ricardo Pscheidt (Thiago Lemos / pedal.com.br)

Ricardo Pscheidt (Thiago Lemos / pedal.com.br)

Sobre a Shimano – Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America (SLA) foi fundado em 2007.

A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration – alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics – para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), reconhecidos e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.

Mais informações no site: http://bike.shimano.com.br

Twitter: @shimanobrasil

Fanpage no Facebook: www.facebook.com/shimanobrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo