PMA autua e multa fazendeiro por degradação de córrego em Nioaque (MS)

Foto: PMA/MS – Divulgação

Foto: PMA/MS – Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta quinta-feira (31/03), a informação de que policiais da corporação flagraram na zona rural de Nioaque, degradação de matas ciliares na beira de um córrego. Um homem de 42 anos foi autuado e multado.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na tarde de terça-feira (29/03), por volta das 15h25min (horário de MS), durante uma fiscalização de rotina.

Segundo os dados que constam no Boletim de Ocorrência (BO), os policiais ambientais faziam a fiscalização nas propriedades rurais do município quando avistaram em uma delas degradação de matas ciliares localizadas as margens de um córrego, as quais deveriam ser preservadas.

O proprietário da fazenda, de 42 anos, foi autuado e multado em R$ 40 mil. Todas as atividades na propriedade foram suspensas e a área foi interditada.

O infrator, que se apresentou como sendo advogado, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil do município, onde foi autuado por crime ambiental. Caso seja condenado pela Justiça, poderá pegar uma pena que varia de 1 a 3 anos de detenção.

Além disso, o fazendeiro terá de apresentar a um órgão ambiental competente, um Plano de Recuperação de Área Degrada (PRADE). Ficou constatado que ele degradou matas ciliares de um curso d’água em Área de Preservação Permanente (APP) em sua propriedade.

Segundo os policiais militares ambientais, a degradação prejudicou os fazendeiros vizinhos, porque o infrator, ao construir a abertura de uma valeta para captação de água, ocasionou o assoreamento do leito do córrego, sendo esta uma atividade ilegal.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo