Barbosinha é homenageado em despedida para assumir Secretaria

José Carlos Barbosinha (PSB) recebendo os cumprimentos na Assembleia Legislativa de MS.  – Foto: Divulgação

José Carlos Barbosinha (PSB) recebendo os cumprimentos na Assembleia Legislativa de MS. – Foto: Divulgação

Temporariamente licenciado para assumir a Secretaria de Estado, Justiça e Segurança Pública, o deputado estadual José Carlos Barbosinha (PSB) foi homenageado hoje, 31, pelos colegas de Assembleia Legislativa. O parlamentar toma posse amanhã na função de secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, convite do governador Reinaldo Azambuja.

Pelo trabalho realizado na Assembleia, Barbosinha recebeu dos demais deputados o troféu Cavaleiro Guaicuru, réplica da escultura que está no Parque das Nações Indígenas e nome do prédio em que está instalada a Assembleia Legislativa, o Palácio Guaicurus.

O presidente da casa, deputado Junior Mochi (PMDB) elogiou o trabalho realizado por Barbosinha como presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), uma das principais comissões do parlamento.

Mochi também destacou que a presença dele no Governo do Estado será muito importante para a administração. “Com uma nova visão, o deputado Barbosinha contribuiu para melhorar o funcionamento e trabalho da CCJR. Acredito que Mato Grosso do Sul é quem ganha, pois Barbosinha terá sucesso como em outras funções que lhe foram confiadas”, disse.

Os deputados Amarildo Cruz (PT), Paulo Corrêa (PR), João Grandão (PT), Beto Pereira (PSDB), Zé Teixeira (DEM), Maurício Picarelli (PSDB), Professor Rinaldo (PSDB), Felipe Orro (PSDB), Mara Caseiro (PSDB), Eduardo rocha (PMDB), George Takimoto (PDT) também destacaram o trabalho de Barbosinha e as qualidades dele para assumir a gestão da Segurança Pública.

Despedida – Em discurso, Barbosinha realizou um balanço da sua trajetória pública. “Temporariamente me despeço dos trabalhos desta Casa. Uma decisão difícil, pois fui muito bem acolhido neste Parlamento. Aqui se discute, se diverge nos entendimentos e aspectos políticos, mas, sobretudo, impera o respeito à adversidade e à opinião de cada deputado”, destacou.

O deputado relembrou alguns momentos de sua vida. “Sou de família humilde, o caçula de nove irmãos, minha mãe era lavadeira e meu pai lavrador. Meu primeiro desafio foi o da sobrevivência. Muito cedo tive a compreensão que a única expectativa de vida que poderia ter seria através dos estudos. Puxado por mãos amigas e carregado por ombros de gigantes, foi pela educação que obtive a grande janela da oportunidade”, explicou.

O deputado destacou os desafios ao comandar uma das mais importantes pastas do Executivo Estadual. “O que pretendo fazer na Sejusp é um processo de integração de todas as forças de segurança pública. Estarei representando esta Casa de Leis, aberto ao diálogo e contanto com a união de todos os deputados, para mudar a realidade da segurança pública. Valorização dos servidores, melhoria na estrutura, aumento de efetivo são alguns dos desafios que irei assumir em minha nova função”, disse.

Números – Em apenas um ano de mandato, Barbosinha apresentou resultados muito positivos no trabalho realizado, apresentando 16 projetos, sendo que dez receberam aprovação para virar Leis. O deputado também realizou duas audiências públicas, apresentou mais de 200 proposições pedindo melhorias para todos os municípios, além de beneficiar diretamente mais de 23 municípios com emendas parlamentares. Ele também é o autor da CPI dos Combustíveis, que investiga possíveis irregularidades nos preços praticados na venda de combustíveis em Mato Grosso do Sul, além de presidente da CCJR.

Com informações da Agência ALMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo