Atentado a bomba mata pelo menos 5 pessoas em Istambul, na Turquia

Policiais e equipes de emergência isolaram na manhã deste sábado (19/03) uma área em Istambul, na Turquia, alvo de um atentado terrorista – Foto: Emrah Gurel/AP

Policiais e equipes de emergência isolaram na manhã deste sábado (19/03) uma área em Istambul, na Turquia, alvo de um atentado terrorista – Foto: Emrah Gurel/AP

Um atentado a bomba ocorrido na manhã deste sábado (19/03), por volta das 06h05min (horário de Brasília), em Istambul, no Norte da Turquia, causou a morte de pelo menos cinco pessoas e deixou outras sete feridas, das quais três em estado grave.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o atentado aconteceu na Rua Istiktal, nas proximidades do escritório do governo distrital, quando um homem com explosivos atados ao próprio corpo, os detonou quando se aproximou da entrada do prédio.

O suspeito morreu no local e várias pessoas que estavam nas proximidades morreram ou ficaram feridas. Houve danos consideráveis em prédios e carros que estavam estacionados nas proximidades.

Equipes de emergência, bombeiros, policiais e membros da Força de Segurança foram enviadas para o local, que foi isolado e cercado.

Em um comunicado oficial divulgado agora a pouco, o ministro da Saúde da Turquia, Mehmet Müezzinoglu, declarou que o número de feridos subiu para 36, e que entres eles estão cerca de 12 estrangeiros de várias nacionalidades.

Apesar de não ter sido divulgado a nacionalidade dos feridos estrangeiros, testemunhas que pediram para não serem identificadas disseram que entre eles há pelo menos três israelenses. O Governo de Israel ainda não confirmou a informação.

A emissora de TV ‘CNNTürk” divulgou a informação de que o suspeito carregava os explosivos amarrados ao próprio corpo, e que os mesmos foram detonados enquanto caminhava pela região.

Policiais e tropas do Exército Turco evacuaram a Rua Istiktal e a Praça Takism, localizada nas proximidades. A região é palco de enormes manifestações de pessoas a favor e contra o governo.

Na região existem vários bares, cafeterias e confeitarias, os quais foram fechados por tempo indeterminado.

No último domingo (13/03), um jihadista do Estado Islâmico (EI) detonou um carro-bomba em uma zona comercial na capital Ancara, causando a morte de pelo menos 37 pessoas e deixando outras 53 feridas.

Em janeiro deste ano, um atentado a bomba contra a Mesquita Azul, localizada em Istambul, causou a morte de turistas alemães. O ataque foi atribuído ao Estado Islâmico.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo