Senar/MS oferece curso de comunicação e oratória para mobilizadores de sindicatos rurais

Os treinamentos tratam desde conceitos metodológicos da instituição até técnicas de comunicação e atendimento ao público – Foto: Divulgação

Os treinamentos tratam desde conceitos metodológicos da instituição até técnicas de comunicação e atendimento ao público – Foto: Divulgação

A principal demanda de cursos solicitados ao Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem é feita pelos 68 sindicatos rurais existentes no Estado. O mobilizador é o colaborador que atua diretamente na apresentação, planejamento e execução das 137 capacitações oferecidas pela instituição. O impacto mais direto desse trabalho foi comprovado no balanço das atividades realizadas em 2015 com 2.939 turmas concluídas e 34.575 produtores e trabalhadores rurais qualificados.

Atentos à necessidade de estimular o aperfeiçoamento profissional desses profissionais é realizado, anualmente, treinamentos que incluem atualização de metodologia, comunicação e oratória. Entre os dias 7 e 11 de março, mobilizadores de 30 sindicatos tiveram oportunidade de renovar os conhecimentos e aperfeiçoar as técnicas de atendimento com o público, no caso os interessados em participar dos cursos.

Por meio de dinâmicas e exercícios práticos, os participantes puderam avaliar o comportamento, postura e discurso próprio e dos colegas. Segundo a analista pedagógica, Jussara Pedroso, o treinamento é fundamental na atuação diária dos mobilizadores. “Esses profissionais representam o Senar/MS lá na ponta, com o público. Por isso, o treinamento possibilita a desenvoltura no falar com as pessoas e na clareza das apresentações”, argumenta.

Turma aplicada – Michelle da Cruz Flores trabalha no Sindicato Rural de Bonito há quase cinco anos e destaca que ficou muito satisfeita com o conteúdo. “Sou apaixonada pelo Senar/MS e por trabalhar com pessoas e, gosto demais das minhas atribuições como mobilizadora. Eu gostei demais do treinamento, principalmente as técnicas para avaliar e atender o público com eficiência”, aponta.

Com sete anos de experiência no trabalho de mobilização no sindicato em Coxim, Eduardo Coutinho, avalia que o treinamento beneficia os colaboradores, independente do tempo em que exerce a função. “Me sinto gratificado em participar desses treinamentos, pois oferecem condições de apresentarmos um padrão de qualidade no atendimento do nosso público, que é bem diverso. São realidades e necessidades diferentes, que procuramos atender na medida do que é possível”, considera.

Para Cyntia Cristina Rosa, que há dois anos é secretária e mobilizadora em Cassilândia, o treinamento foi proveitoso por aperfeiçoar um trabalho que é realizado todos os dias. “Estamos em contato com o público diariamente, mas, é bom receber informações que tornam esse atendimento mais eficiente e assertivo. Fiquei satisfeita com chance de reencontrar colegas de outros municípios e ainda, atualizar meus conhecimentos”, conclui.

Serviço – Entre os dias 14 e 16 de março, mais um grupo de mobilizadores participará de treinamento metodológico na sede do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS. As próximas turmas estão programadas para o mês de maio, alcançando assim todos os sindicatos do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo