13º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas terá equipes de Salvador e de Brasília

Prova mais longa do mundo na modalidade, com 75 Km de remada, será disputada neste sábado, com largada e chegada em Santos.

Equipes de Salvador (BA) – Foto: Divulgação

Equipes de Salvador (BA) – Foto: Divulgação

Canoístas de Salvador, na Bahia, e até de Brasília, em plena região centro oeste do país, estarão entre os destaques no 13º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas, no sábado (12), na Baixada Santista. A mais longa prova de canoagem do Mundo terá 75 km entre trechos de mar e rio e contará com nada menos que 21 equipes, um recorde de participação.

Coincidentemente os dois times que chegam de longe comemoram dez anos de atividades e competem pela terceira vez na disputa em Santos. Na prova, que terá largada e chegada na praia da Aparecida, os atletas terão a árdua “tarefa” de remar por mais de seis horas seguidas. Cada time contará com nove integrantes (três deles no revezamento).

Segundo o capitão da Bahia Va’a, Leandro Travaglini, a expectativa é muito boa, os atletas estão bem preparados e já sabem o que enfrentarão. Ele também destaca que todos os remadores são experientes e já enfrentaram diversas situações em mar. “Essa será a nossa terceira vez na Volta à Ilha. Parece um sonho. Todos estão ansiosos. Sabemos muito bem o que nos espera. É uma disputa emocionante, um verdadeiro desafio para o atleta”, afirma.

“Nossa expectativa é positiva, tudo depende das condições climáticas. Estamos muito bem preparados física e psicologicamente, focados em nosso objetivo. É uma prova com o nosso perfil, pois gostamos de remadas longas”, anuncia o capitão da primeira equipe do Nordeste na modalidade, que tem base no Porto da Barra e que competirá com apoios do Yate Club Bahia, HardSport, Max Force e Extreme Canoe Club.

Equipes de Salvador (BA) – Foto: Divulgação

Equipes de Salvador (BA) – Foto: Divulgação

LONGE DO MAR – A Ava Canoeiras do Paranoá, como o nome mesmo já revela, treina no famoso lago da capital federal. Depois de duas participações na categoria mista, o time tentará boa posição na open masculina. “Meus alunos têm pouca experiência no mar. Já passei nos treinos simulados com lancha como será o desafio. A expectativa é sempre a melhor, para fazer uma boa Volta e curtir bastante esse grande evento e quem sabe terminar como top 10”, diz o capitão da equipe e maior incentivador da canoa em Brasília, Kenny Souza.

“Em Brasília tem canoa há dez anos, mas começou a ter aulas e competições há dois, quando iniciei aulas na minha escola. Tudo acontece no Lago Paranoá, que tem água limpa, boa extensão e está sendo mais usado há uns cinco anos com o movimento #ocupeolago”, conta Kenny. “Já estamos com seis bases e 11 canoas. Tem equipes daqui já competindo fora da cidade e estamos nos destacando com bons resultados”, afirma o capitão e mais experiente do grupo.

PRAIA DA APARECIDA – A prova terá concentração, início e final em frente ETEC Dona Escolástica Rosa, à Avenida Bartolomeu de Gusmão, 111, na Praia da Aparecida, próxima ao Canal 6, em Santos. A largada será no estilo “Le Mans”, com as canoas saindo da areia, às 9h30. O primeiro trecho será pelo mar, com cerca de 40 km, passando por todas as praias de Guarujá.

A parte final do desafio será em águas calmas pelo Canal de Bertioga até o Porto e depois para a chegada. Em disputa as categorias open masculina, feminina, mista (sempre três homens e três mulheres na canoa) e master. Todas as equipes contarão com barcos de apoio, onde estarão outros três integrantes para o revezamento durante o percurso.

Equipes de Brasília (DF) – Foto: Divulgação

Equipes de Brasília (DF) – Foto: Divulgação

O 13º Desafio Onbongo Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas tem os patrocínios de Caiaques Opium Hightec, Onbongo, Embraport e Farma Conde. Apoio: Semes (Promifae), Prefeitura Municipal de Santos, FMA Notícias, 98 FM, Vit Shop, Panificadora Rainha da Barra, Thiago Árias Personal Studio & Pilates, Navega São Paulo Praia Grande, IDK – Instituto DAKPA, Capitania dos Portos, Praticagem e Corpo de Bombeiros. Organização da Canoa Brasil, com supervisão da Abracha – Associação Brasileira de Canoa Havaiana.

Prova também tem função e vai colaborar com a Abraccii

Promovido em todas as edições, o projeto social da Volta à Ilha de Santo Amaro beneficiará este ano a Abraccii – Associação Brasileira de Apoio e Combate ao Câncer Infanto-Juvenil. Todas as equipes doarão latas de leite Nan, Sustagem ou Nutren Kids. “Teremos uma premiação especial para a equipe mais engajada e que fizer a maior doação”, diz Carla Greco, da organização do evento.

Em funcionamento desde 2 de junho de 2014, a Abraccii é uma instituição sem fins lucrativos, que apoia crianças e adolescentes de 0 a 18 anos de idade portadoras de câncer e presta assistência por meio de doações de cestas básicas e suplementos; ajudando na garantia de tratamento de crianças e jovens da Baixada Santista. Atualmente, a entidade trabalha com o foco na fundação da primeira Casa de Apoio e Hospedagem da Baixada Santista, onde pacientes e mães terão um lugar confortável e com atividades, proporcionando um atendimento humanitário e, sobretudo, suficiente para ajudar na melhora no tratamento contra a doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo